P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/03/24
Matérias
Wesley Costa

Quando foi lançado pela primeira vez, o edital de contratação de uma empresa para aplicação de vacinas em Goiânia foi alvo de muitas críticas

Rogério Cruz relança edital polêmico para privatizar aplicação de vacinas em Goiânia

14/07/2021, às 18:59 · Por Eduardo Horacio

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) retomaram nesta quarta-feira, 14, o processo licitatório para contratação de uma empresa que será responsável pela aplicação de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 em Goiânia. A modalidade da licitação é por pregão eletrônico com a contratação da empresa que oferecer o melhor preço. A SMS não informa o valor estimado da contratação.

A licitação havia sido publicada inicialmente há três meses, mas acabou suspensa uma semana depois. Na época, uma empresa havia questionado o edital e teve denúncia parcialmente acatada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O edital previa que a empresa vencedora teria de comprovar aplicação de 500 mil doses de vacinas em serviços anteriores.

 A abertura dos novos prazos foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Município e vai até o próximo dia 21. A empresa vencedora ficará responsável por todo o processo de vacinação, desde o recebimento das doses até a aplicação. O edital exige a instalação de 17 postos de vacinação, sendo 7 em sistema drive-thru.

Reação
Quando foi lançado pela primeira vez, o edital de contratação de uma empresa para aplicação de vacinas em Goiânia foi alvo de muitas críticas. O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (Sindsaúde) foi contra o edital, alegando que a SMS tem plena capacidade para prestar o serviço sem necessidade de terceiriza-lo.

O vereador Mauro Rubem (PT), que também é integrante do Sindsaúde, anotou que a Prefeitura poderia pagar horas-extras aos servidores ou promover remanejamento para atender algum pico da demanda. Até aqui, a Prefeitura de Goiânia já aplicou 850.293 doses de vacinas.


Vacina Vacinação Rogério Cruz Prefeitura de Goiânia Terceirização Privatização SUS
P U B L I C I D A D E