P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 11/06/24
Matérias
Divulgação

A maioria começa o dia esperançoso e termina a tarde frustrado

Xepa da vacina contra Covid atrai público jovem em Goiânia

13/07/2021, às 16:06 · Por Redação

Reportagem do jornal O Popular desta terça-feira, 13, mostra a luta de algumas pessoas por uma “xepa” (sobras) de vacinas da COVID-19. No geral, entre uma e três doses são o que sobram. Em um dia “bom”, até cinco doses ficam para a xepa.

Pessoas ainda fora da faixa etária para a vacinação em Goiânia têm enfrentado esperas pelas madrugadas, filas, expectativas e frustrações na tentativa de receber a primeira dose de um imunizante contra a Covid-19.

Pelas regras do memorando 18/2021, os nomes para a xepa devem ser colocados em uma lista entre 8h e 11h e os interessados voltam ao local da vacinação 40 minutos antes do encerramento do dia, para verificar se e quantas doses sobraram. Para ter o nome na lista em uma boa posição, no entanto, há quem até passe a noite em frente aos postos de saúde. A maioria começa o dia esperançoso e termina a tarde frustrado.

Nesta segunda-feira, 35 pessoas deram o nome na lista no Centro de Saúde (CS) do Parque Amazônia, região Sul de Goiânia, mas apenas duas se vacinaram ao final do dia. Era para ser só uma, mas a pessoa que havia agendado a vacinação para 16h50 não compareceu, o que aumentou a sobra. Ele foi esperado até as 17h15, com bastante torcida de quem foi a segunda escolhida, junto a seus familiares, para que ele não aparecesse neste período.

Já o primeiro escolhido foi André Luis Arantes Filho, de 26 anos, que apesar de ser o 18º na lista ganhou a vaga por ser trabalhador da indústria e atender o critério de grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização (PNI). Segundo as regras do memorando, os grupos prioritários ainda são levados em conta para a xepa, seguido da faixa etária em vacinação e depois qualquer pessoa acima de 18 anos. André Luis participou da xepa pela primeira vez e era o único do grupo prioritário na fila.

Ele conta que tentou agendar a vacinação na semana passada pelo aplicativo Prefeitura 24 horas e não teve sucesso. Foi um colega do trabalho quem contou ter conseguido receber a primeira dose da vacina com a sobra. “Vim no final da tarde de sexta-feira, 9,  e me falaram pra vir na segunda colocar o nome na lista e participar da xepa”, diz. Segundo relata, foi preciso chegar ao local às 5h40 para ainda ser o 18º colocado.

Desde o dia 2 de julho, quando o memorando passou a valer, e até o dia 8 cerca de 180 nomes estiveram nas listas, que são renovadas diariamente, e apenas 21 destas receberam a dose contra a Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o memorando foi feito para uniformizar os critérios de escolha entre os postos de vacinação. Antes disso, cada local estabelecia um modelo próprio para a xepa.


Vacina Coronavírus
P U B L I C I D A D E