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Fábio Lima/O Popular

O prolongamento deve ser concluído em agosto e ficará aguardando o Complexo Viário ser concluído

Atraso na obra do Complexo Viário Jamel Cecílio deixara expansão da Marginal Botafogo subutilizada

12/07/2021, às 15:17 · Por Redação

Os veículos da capital que para saírem da região Sul da capital, como do Setor Pedro Ludovico, e cruzar a cidade para chegar na região Norte, no Setor Urias Magalhães pela Marginal Botafogo, vão ter que esperar até 2022 por conta do atraso na entrega do Complexo Viário da Avenida Jamel Cecílio. A informação é do jornal O Popular.

As pistas do prolongamento da via entre a Avenida 2ª Radial e a Avenida Jamel Cecílio devem ficar prontas no final de agosto, mas o Complexo Viário que faz a ligação entre as pistas já prontas da Marginal e as que estão em obras no momento terá um adiamento na construção. Em junho a previsão do Paço Municipal era que o conjunto que forma o viaduto estaria pronto também em agosto, mas agora a estimativa é de entrega apenas no final de dezembro.

 A justificativa da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) para o adiamento é a chuva que caiu na capital em junho, quando toda a estrutura de madeira que era utilizada como escora para a rotatória que está sendo construída foi levada na enxurrada. Assim, todo o trabalho terá de ser refeito. Esta rotatória será a via a ser feita no nível normal das ruas já construídas anteriormente e serve para o tráfego de veículos que querem trocar a Marginal Botafogo pela Jamel Cecílio e vice-versa. O elevado da Avenida Jamel Cecílio já foi finalizado e entregue em dezembro passado, ainda na gestão Iris Rezende (MDB) enquanto que as vias de quem vai seguir na Marginal serão feitas após a rotatória.

Assim, as vias de prolongamento da Marginal Botafogo, na prática, só servirão neste segundo semestre de 2021 para o tráfego local dos bairros ou um acesso extra à Avenida Jamel Cecílio, já que a obra no sentido Sul-Norte contempla a alça para ligação à via. Mesmo o sentido oposto da continuação da Marginal, Norte-Sul, entregue em dezembro do ano passado, tem sido pouco utilizado pelos motoristas devido o isolamento do trecho. Por sua localização, além do acesso às residências nos bairros próximos, a via serve apenas como outra possibilidade para se chegar à 2ª Radial, como opção à Alameda Leopoldo de Bulhões.

As duas obras são de responsabilidade de secretarias diferentes. Enquanto a Seinfra cuida da construção do Complexo Viário, os prolongamentos da Marginal foram licitados e são fiscalizados pela Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação (Seplanh), sendo contrapartida pela construção do Parque Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama). Coordenador do Puama, Flávio Máximo afirma que o prolongamento no sentido Norte-Sul, entregue em dezembro, passar por um check-list, em que a empresa responsável pela construção realiza reparos dentro do prazo de garantia da obra, mas sem atrapalhar o seu uso.

Já o sentido Sul-Norte, diz Máximo, está dentro do cronograma de contrato para a obra de 12 meses, embora havia a expectativa de conseguir finalizar o trecho em metade desse tempo.

Além da pista em si, há trabalhos na urbanização do Córrego Botafogo, até mesmo com a construção de muros de arrimo para sustentar o trabalho realizado e evitar erosões, e ainda alças de acesso à 2ª Radial e à Jamel Cecílio, sendo o ponto final do projeto e onde se inicia a responsabilidade da Seinfra, com a construção das vias que chegam ao trecho já conhecido da Marginal Botafogo. “Queremos imprimar o asfalto até terça-feira (13) e depois começa o acabamento, que é a parte mais demorada mesmo e vai chegar até o fim de agosto”, diz.


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