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Goiânia, 29/05/24
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O local que mais registrou infrações foi o cruzamento da Avenida Tocantins com a Rua 3, seguido da mesma rua com a Avenida Araguaia

Em seis meses, zona 40 supera 66 mil infrações no trânsito registradas em Goiânia

09/07/2021, às 12:30 · Por Redação

Três radares eletrônicos de Goiânia que mais multam por velocidade máxima permitida estão localizados na Zona 40, na região do Setor Central.  As regras foram instituídas em 2015, mas ainda não assimiladas pelos condutores na capital.

O secretário municipal de mobilidade, Horácio Mello, fez um alerta em entrevista ao Jornal O Popular, que o número excessivo de infrações mostra que não entenderam como funciona a política de priorização dos pedestres. Nos primeiros seis meses deste ano, os motoristas infringiram a regra 66.344 vezes, o que dá uma média de 352 infrações por dia, sendo que em 96 vezes o erro foi cometido de forma grave ou gravíssima. Pelas regras do Código Brasileiro de Trânsito (CBT) a infração tem gravidade média se o limite de velocidade for excedido em até 20%, ou seja, no caso da Zona 40, em até 48 quilômetros por hora (km/h).

Se o excedente ficar entre 20% e 50% a infração é grave e acima deste patamar passa a ser gravíssima. O local que mais registrou infrações foi o cruzamento da Avenida Tocantins com a Rua 3, seguido da mesma rua com a Avenida Araguaia. O trio recordista dos pontos com maior quantidade de infrações verificadas tem também o cruzamento das avenidas Paranaíba com Tocantins. Para Mello, a quantidade de multas registradas ficou acima do esperado, pois, segundo ele, nos primeiros seis meses de 2021 já foi verificado o dobro do registro de todo o ano de 2020. “O dado aponta a necessidade de mais sinalização. Estamos estudando isso, de colocar adesivo no asfalto indicando 40 km/h, mais placas. Mas a Zona 40 reduziu a quantidade de acidentes e a gravidade, o que é importante.”

O secretário lembra ainda que os números mostram que a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) está atenta, mas ele ressalta que as infrações são ruins para todos. “Se não tiver multa é porque está tudo perfeito, ninguém ganha nada com as infrações, todo mundo sai perdendo, a gente também.” A intenção da SMM é manter a Zona 40 nos moldes atuais. “Nossa prioridade é a sinalização agora, não pensamos em expandir e nem reduzir. Zona 40 não é uma invenção de Goiânia, é feita a partir de estudos internacionais importantes”, afirma.



Zona 40
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