Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

A execução dos 40% restantes, aproximadamente 250 quilômetros de ruas e avenidas, terá de ser realizada com recursos do tesouro municipal

Vereadores de Goiânia querem investigar encerramento de empréstimo com a CEF

06/07/2021, às 18:26 · Por Redação

A Comissão de Obras e Patrimônio da Câmara de Goiânia realizará reunião nesta quinta, às 8 horas, para discutir a não prorrogação do empréstimo de R$ 780 milhões contratado pela Prefeitura junto à Caixa Econômica Federal.

Uma das principais marcas da gestão do ex-prefeito Iris Rezende (MDB) e anseio da população goianiense, a recuperação da pavimentação de 630 quilômetros de ruas e avenidas de Goiânia está comprometida com a decisão do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). 

Iniciada no ano passado durante o último ano do mandato de Iris, o programa de reconstrução do asfalto antigo de mais de 100 bairros da Capital atingiu execução de 53%, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura. Ainda com os recursos disponíveis pelo financiamento as obras chegarão a 60%.

A execução dos 40% restantes, aproximadamente 250 quilômetros de ruas e avenidas, terá de ser realizada com recursos do tesouro municipal ou de um novo financiamento – que necessitaria de um longo trâmite até aprovação e empenho dos recursos.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Fausto Sarmento, não haverá paralisação especificamente nas obras de pavimentação por ser uma das prioridades da atual gestão. Porém, o secretário não detalhou os valores necessários para conclusão do programa e nem um novo cronograma para finalização das obras.

Outras obras

A não prorrogação do contrato de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal deixa em risco também a finalização de outras obras em andamento e praticamente impede o início de obras previstas, mas que ainda não haviam sido começadas. Os prolongamentos da Marginal Botafogo e da Avenida Leste-Oeste estão nesse impasse.

Na Câmara Municipal de Goiânia a avaliação de vereadores, nos bastidores, para o encerramento do contrato de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal é de que o Paço deseja se distanciar da gestão do ex-prefeito Iris Rezende e dar uma marca própria na administração comandada pelo Republicanos desde janeiro.

Prefeitura de Goiânia Iris Rezende Rogério Cruz
P U B L I C I D A D E