Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Divulgação

Como Goiânia faz também vacinação em locais como drive-thru, onde não é possível lançar imediatamente as doses no sistema Conect SUS, os dados são anotados manualmente e depois lançados do sistema

Estado e Prefeitura negam aplicação de vacinas vencidas em Goiás

03/07/2021, às 11:11 · Por Eduardo Horacio

A Prefeitura de Goiânia diz garantir que não houve aplicação de doses vencidas da vacina AztraZeneca na população, conforme publicado na Folha de S.Paulo na edição desta sexta-feira, 2.

Das vacinas vencidas, segundo matéria da Folha, 82 teriam sido aplicadas em Goiás. O levantamento do jornal aponta que foram 60 ocorrências em Goiânia e quatro em Aparecida de Goiânia, as cidades do Estado com mais registros. Todas as doses são pertencentes ao mesmo lote: 4120Z005, com vencimento em 14 de abril.

“As vacinas chegam do Ministério da Saúde com prazo de validade de aproximadamente dois meses e não ficam guardadas. A secretaria tem aplicado as doses que recebe em três, quatro dias, e depois chega a ficar sem vacinas no estoque”, afirma nota oficial.

Como Goiânia faz vacinação em locais como drive-thru, onde não é possível lançar imediatamente as doses no sistema Conect SUS, os dados são anotados manualmente e depois lançados do sistema.

A Prefeitura admite que “em alguns casos houve erro neste lançamento posterior, em vez de colocar da data de aplicação, colocaram a data do dia do lançamento”, mas a secretaria diz garantir que, em Goiânia, não houve aplicação de doses vencidas em moradores do município.

Estado
Já a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO) também negou que vacinas vencidas tenham sido aplicadas no Estado. Segundo a pasta, o que se detectou até agora foram falhas no momento do lançamento do lote dos imunizantes e da data da vacinação no sistema de informação oficial

A secretaria, no entanto, diz que as vacinas em questão chegaram ao Estado no início da campanha e foram utilizadas na totalidade em tempo oportuno, ou seja, antes do vencimento. “Desde abril deste ano, a SES-GO monitora a ocorrência de registros equivocados no sistema de informação oficial. Até o momento, todas as situações foram analisadas uma por uma e não houve confirmação do uso de vacinas fora do prazo de validade”, afirma a pasta em nota.


Vacinas Vacinação Covid-19 Prefeitura de Goiânia Rogério Cruz Astrazeneca Oxford Fiocruz
P U B L I C I D A D E