Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Jackson Rodrigues

A eficácia da vacinação, até agora, com as duas doses tomadas, é considerada acima do esperado

Eficácia das vacinas em Goiás é de 98,2% para casos leves e 99,7% para evitar casos graves

19/06/2021, às 05:05 · Por Eduardo Horacio

Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) mostra eficácia das vacinas aplicadas em Goiás acima do esperado entre as pessoas que já tomaram duas doses da vacina contra a Covid-19. A efetividade da imunização chegou a 98% para casos leves e ficou acima de 99% para formas graves e mortes. 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, cruzou os dados de 658 mil pessoas que já haviam recebido duas doses de vacina com as notificações de Covid-19 no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e no e-SUS, sistemas do governo federal que concentram as informações sobre a epidemia no Brasil.

Neste universo de 658 mil pessoas com as duas doses, apenas 12,3 mil contraíram a doença (1,8% dos vacinados) e, destes, só 1,9 mil desenvolveram uma forma grave dela (0,3%) e 468 morreram (0,07%).

A eficácia da vacinação, até agora, com as duas doses tomadas, é considerada acima do esperado. O levantamento não fez recorte por idade, sexo ou se a pessoa vacinada possuía alguma doença preexistente. Por isso, os resultados refletem o que está ocorrendo na população geral que recebeu as duas doses da AstraZeneca ou da Coronavac – ainda não foi iniciada a aplicação da segunda dose da Pfizer, cujo intervalo é entre as doses é de 12 semanas.

Até agora, 9,7% dos moradores de Goiás receberam as duas doses. Entre os profissionais de saúde (os primeiros a serem vacinados), 43,7% dos que tomaram a primeira dose já receberam o reforço. No grupo de comorbidades, apenas 0,8% recebeu as duas doses – já que a maioria das pessoas com comorbidades recebeu Astrazeneca ou Pfizer, que exigem intervalos maiores entre as duas aplicações.


Vacina Vacinação Governo de Goiás Ronaldo Caiado Covid-19
P U B L I C I D A D E