Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou na terça-feira, 15, que o Estado comprará 142 mil doses da vacina

Uso da Sputnik V em Goiás terá controle mais rigoroso que outras vacinas contra Covid-19

17/06/2021, às 17:02 · Por Redação

Por ainda não possuir registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a utilização da vacina Sputinik V, contra a Covid-19, terá um acompanhamento mais rigoroso pelos órgãos de Saúde que as demais utilizadas no Brasil. A informação é de Popular.

De acordo com a agência reguladora, os Estados farão um ‘estudo de efetividade’ com as aplicações e deve haver o repasse de informações. Além disso, as pessoas que receberem a vacina terão de assinar um termo de responsabilidade, similar ao que ocorre em cirurgias.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou na terça-feira, 15, que o Estado comprará 142 mil doses da vacina, para imunizar 71 mil goianos. O imunobiológico, que teve a importação liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para Goiás e outros 12 Estados, não possui ainda um registro para aplicação no Brasil.

O produto é utilizado em pelo menos 62 países. Inicialmente, apenas 1% da população de cada Estado poderá ser imunizado, mas uma série de condições foi estipulada. Em Goiás, alguns municípios serão selecionados.

Atualmente, apenas três vacinas possuem registro para utilização no Brasil: a Pfizer, a Oxford/AstraZeneca e a Janssen/Johnson & Johnson. A Coronavac possui aprovação para uso emergencial, mas tem um processo diferente da vacina produzida pela Rússia.

No caso da Sputnik V, existe um pedido de uso emergencial feito pelo laboratório União Química, que está em análise pela Anvisa e dependendo de informações complementares por parte do laboratório.


Vacinas Anvisa
P U B L I C I D A D E