Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Foto: Jackson Rodrigues

O governador chegou a tentar diversas vezes demover Iris do anúncio de aposentadoria, que acabou se confirmando no ano passado, mas pode ser revisto agora em 2022

Análise: Aliança com MDB de Iris e Daniel Vilela é prioridade de Caiado para 2022

16/06/2021, às 13:40 · Por Eduardo Horacio

O governador Ronaldo Caiado (DEM) não esconde interesse em ter o MDB como principal aliado na sucessão estadual do próximo ano. O democrata mantém ligação estreita com o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB), que também trabalha pela aliança entre os dois partidos. O governador aproximou-se ainda do presidente do MDB estadual Daniel Vilela, fundamental na construção da unidade.

Com altos e baixos, a aproximação de Caiado e MDB vem desde 2014 e tem como adversário comum o ex-governador Marconi Perillo (PSDB). Na época, Iris foi candidato ao governo e Caiado ao Senado na mesma chapa. Dois anos depois, o então senador respaldou a candidatura vitoriosa de Iris à Prefeitura de Goiânia. A aliança, porém, foi interrompida em 2018, quando DEM e MDB disputaram o governo estadual.

Mesmo com a aliança interrompida, Ronaldo Caiado e Iris Rezende mantiveram grande proximidade no período em que o governador e o prefeito administraram o Estado e a Capital, respectivamente – entre 2019 e 2020. Com elogios mútuos e dividindo o palanque em diversas ocasiões, os dois políticos já ensaiavam uma nova aproximação eleitoral.

O governador chegou a tentar diversas vezes demover Iris do anúncio de aposentadoria, que acabou se confirmando no ano passado. A proximidade entre os dois políticos e as homenagens de Caiado a Iris fizeram com que a família do ex-prefeito, importante nas tomadas de decisões, também passasse a ter gratidão pelos gestos do governador. São entusiastas de uma aliança entre DEM e MDB.

O governador Ronaldo Caiado também não esconde o desejo de que Iris Rezende retorne à cena política com uma candidatura ao Senado em 2022, dividindo com ele mais uma vez uma chapa majoritária. Até aqui, porém, o ex-prefeito tem afirmado que a decisão de se aposentar é definitiva.

Aproximação
Com amizade e proximidade com Iris, o governador também trabalhou uma aproximação com o presidente do MDB estadual, Daniel Vilela. Adversários em 2018, as diferenças foram colocadas de lado nos últimos meses em encontros que trataram a hipótese de uma possível aliança.

Condutor da futura decisão do partido, Daniel Vilela, que deve ser reeleito presidente estadual do MDB nesta sexta-feira, 18, tem demonstrado respeito pela vontade expressa por Iris, maior liderança emedebista, e também responsabilidade com a base do partido, sobretudo no interior do Estado.

As conversas entre Daniel e Caiado estreitaram-se após a morte do ex-governador e prefeito de Goiânia Maguito Vilela em fevereiro, vítima das consequências da Covid-19. Novamente, o governador tocou os emedebistas, em especial Daniel, com homenagens marcantes durante as despedidas ao ex-governador. De lá para cá, os dois passaram a conversar com alguma regularidade.


Iris Rezende MDB Ronaldo Caiado DEM Daniel Vilela Eleições 2022
P U B L I C I D A D E