P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 10/06/24
Matérias
Divulgação

O número é limitado pelo tipo de autorização excepcional concedida pela Anvisa para todos os Estados que manifestaram interesse em importar a Sputinik V

Governo de Goiás recebe autorização para adquirir 142 mil vacinas da Sputinik V

16/06/2021, às 09:00 · Por Redação

O governador Ronaldo Caiado anunciou, na noite desta terça-feira, 15, que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu aval a Goiás para a importação da vacina Sputinik V, desenvolvida pela Rússia. 

O democrata lembrou que a autorização é em caráter excepcional e que, por isso, tem regras diferentes das que valem para as outras vacinas aplicadas no Brasil, como a Coronavac, a Oxford/AstraZeneca e a Pfizer. “Vamos adquirir 142 mil doses para 71 mil goianos”, escreveu o governador, em uma rede social. 

O número é limitado pelo tipo de autorização excepcional concedida pela Anvisa para todos os Estados que manifestaram interesse em importar a Sputinik V. Entre mais de 20 condicionantes, está a determinação de que o fármaco só pode ser utilizado em 1% da população local, entre 18 e 60 anos. A vacina também não poderá ser aplicada em grávidas e lactantes, além portadores de HIV, pessoas com hepatite B ou C ou que tenham sido vacinadas contra qualquer outra doença nas quatro semanas anteriores.

Os lotes dos imunobiológicos importados somente poderão ser destinados ao uso após análise laboratorial e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.

“A maior parte das ressalvas depende da Rússia. Nós tramitamos ao mesmo tempo a autorização e a contratação. Com a decisão favorável, já estamos na fase de assinatura do contrato”, ressalta o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino.

A vacina é contraindicada, ainda, para quem faz tratamento com imunossupressores ou quimioterapia em um intervalo de 36 meses antes da vacinação. Além de Goiás, a Anvisa liberou a importação da Sputinik pela Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Sergipe, Pernambuco e Rondônia. Caiado não divulgou, ainda, o valor que pagará pelo imunizante russo e nem quando ele chegará. Em fevereiro, a Assembleia Legislativa de Goiás aprovou um orçamento de R$ 60 milhões para compra de vacinas. Na época, os eventuais lotes seriam para o Plano Nacional de Imunização.

Após o uso do referido quantitativo, a Anvisa avaliará os dados de monitoramento do uso da vacina, a fim de subsidiar nova deliberação do órgão quanto aos próximos quantitativos a serem importados. Mantido o status probatório para análise de tais pedidos de importação da Sputnik V, a Diretoria Colegiada da Agência deliberará sobre os próximos pedidos por meio de Circuito Deliberativo.



Governo de Goiás Anvisa Sputinik
P U B L I C I D A D E