Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Para facilitar a vida do segurado e evitar aglomerações, o INSS tem um calendário para a realização da chamada fé de vida

Segurados do INSS em Goiás precisam fazer prova de vida; veja como funciona o procedimento

14/06/2021, às 15:31 · Por Redação

Cerca de 36 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem realizar a prova de vida anualmente para continuar a receber seus benefícios. Um total de 11,8 milhões de segurados do INSS não fizeram a prova de vida desde que a pandemia de coronavírus começou, em março de 2020. A obrigatoriedade do procedimento estava suspensa até o início deste mês e, agora, voltou a valer.

Quem é obrigado a provar que está vivo para seguir recebendo o benefício pode ficar sem a grana da aposentadoria ou pensão que não for ao banco comprovar a sua identidade e fazer o recadastramento. O procedimento é simples e, na maioria dos casos, pode ser feito no caixa eletrônico.

Para facilitar a vida do segurado e evitar aglomerações, o INSS tem um calendário para a realização da chamada fé de vida. As datas levam em conta o mês em que o beneficiário deveria ter feito o procedimento no ano passado.

Se houver corte do benefício por perder o prazo do recadastramento, o aposentado ou pensionista pode ir ao banco provar que está vivo. No entanto, se vencer o prazo legal, a grana é suspensa na Previdência e só uma visita à agência, com hora marcada, fará com o que benefício seja desbloqueado.

Também existe a possibilidade de comprovar que está vivo por meio da prova de vida digital. No entanto, este procedimento está apto apenas para 5 milhões de aposentados. Neste caso, o segurado é avisado que deve acessar o Meu gov.br para fazer a comprovação por meio de biometria.

Veja o cronograma aqui. 


INSS
P U B L I C I D A D E