P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Divulgação

As doses da Pfizer chegaram ao Estado nesta semana e já foram distribuídas para os municípios goianos

Goiás alcança cerca de 35% da população adulta vacinada contra Covid-19

09/06/2021, às 10:07 · Por Redação

Quando as 79,5 mil doses da Pfizer/BioNTech e 199,7 mil da AstraZeneca/Oxford forem aplicadas, o Estado deve atingir cerca de 35% da população adulta vacinada com a primeira dose de um imunizante contra a Covid-19.

Goiás recebeu 495,1 mil doses de vacina contra a doença, todas destinadas para a primeira dose. No Estado, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, 5,3 milhões dos 7 milhões de goianos tinham idade maior que 18 anos.

Essa é a população que foi qualificada pelo Ministério da Saúde para receber a vacina contra a doença. Atualmente, de acordo com o Painel da Covid-19, 1,5 milhão de doses já foi administrado como primeira dose no Estado, o que representa 22% de toda a população goiana. Com a aplicação das novas doses o número saltará para 26%. No Estado, 9% da população total já recebeu o reforço da vacina.

As doses da Pfizer chegaram ao Estado nesta semana e já foram distribuídas para os municípios goianos. O Estado ampliou o número de cidades qualificadas para receber o imunizante de quatro (Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia e Rio Verde) para 22.Agora, os municípios de Goiânia, Inhumas, Goianira, Trindade, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Anápolis, Ceres, Catalão, Cidade de Goiás, Itaberaí, Luziânia, Formosa, Iporá, São Luís de Montes Belos, Uruaçu, Rio Verde, Jataí, Itumbiara, Campos Belos, Posse e Porangatu recebem doses da Pfizer/BioNTech.

Para a maioria dos municípios elas foram enviadas via terrestre. Porém, para Campos Belos e Posse, no Nordeste goiano, e para Porangatu, no Norte de Goiás, as doses seguiram por via aérea devido à distância dos locais da Central Estadual de Rede de Frio, que fica na capital.Nesta madrugada, havia a previsão de chegada das doses da AstraZeneca/Oxford a Goiás. 

Pela definição do Ministério da Saúde e da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), 30% das doses devem ser destinadas para a imunização dos grupos prioritários e 70% para a população geral. Dessa forma, a imunização de grupos como o dos portadores de comorbidades e trabalhadores da educação continua acontecendo. 


Covid-19 Goiás Vacinação
P U B L I C I D A D E