Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Inicialmente, o partido estava cumprindo os 30% exigidos pela cota de gênero, mas três mulheres tiveram suas candidaturas indeferidas para a chapa.

PTB pode ter mandato de vereador cassado por não cumprir cota de gênero em Goiânia

09/06/2021, às 11:02 · Por Redação

O mandato do vereador Leo José (PTB) em Goiânia, está sendo cassado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por seu partido não cumprir a cota de gênero.

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), apresentou um demonstrativo de 45 candidatos, destes 30 homens e 15 mulheres para as urnas de 2020.

O partido estava cumpriria os 30% exigidos pela cota de gênero, no entanto três mulheres tiveram suas candidaturas indeferidas para a chapa.

O mínimo seria 13 mulheres e de acordo com o   MPE-GO, ), o partido preferiu burlar a cota de gênero e ir concorrer ao pleito sem o mínimo legal, sendo que houve prazo para substituição dasdas candidatas.

Dessa forma, o vereador Leonardo José de Arantes está sendo investigado por sua eleição ser considerada fruto de uma fraude eleitoral.

A decisão é pela cassação dos mandatos eletivos e dos diplomas obtidos pelos candidatos a vereador, titulares e suplentes, que concorreram pelo PTB, na eleição de 2020, declarando nulos todos os votos atribuídos e determinando a redistribuição dos mandatos aos demais partidos que alcançaram o quociente partidário no pleito em questão.

O documento foi assinado pelo Promotor de Justiça Eleitoral da 147ª Zona Eleitoral de Goiânia. 


Leo José PTB MPE-GO
P U B L I C I D A D E