Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Decisão foi publicado em maio e já começa a valer no dia 1º de julho

Licença-prêmio para servidores da saúde de Goiânia é suspensa pela 2ª vez na pandemia

08/06/2021, às 20:38 · Por Redação

A prefeitura de Goiânia decidiu, por meio de portaria, suspender a licença-prêmio por assiduidade dos servidores da saúde vinculados à administração municipal. O documento foi publicado em maio e já começa a valer no dia 1º de julho. Para a categoria, os trabalhadores estão em rotina exaustiva e a medida provoca um impacto negativo na vida desses funcionários.

Em outubro do ano passado, o então prefeito Iris Rezende autorizou a licença-prêmio aos servidores da saúde, desde que cumprido um limite autorizado pelo chefe do Executivo. O benefício havia sido suspenso no começo da pandemia, quando se entendeu a extrema necessidade desses trabalhadores na linha de frente do combate à pandemia. Agora, a licença foi mais uma vez retirada.

Na portaria de número 235, de 10 de maio de 2021, que foi assinada pelo secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, consta a justificativa da suspensão do benefício o estado de calamidade pública. “Considerando a condição de transmissão comunitária da Covid-19 e a necessidade premente de envidar todos os esforços para reduzir a transmissibilidade e oportunizar manejo adequado dos casos leves na rede de atenção primária à saúde e dos casos graves nas redes de urgência/emergência e hospitalar”.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO), Ricardo Manzi, a medida é prejudicial à categoria, já que muitos desses profissionais, segundo ele, estão em exaustão. “Muitos foram infectados e estão com sequelas da doença. Outros, infelizmente, morreram. E aqueles que estão na linha de frente adoecem fisicamente e mentalmente. O direito de usufruir da licença é um direito estatutário e tem que ser resguardado”.


Prefeitura de Goiânia Saúde Coronavírus
P U B L I C I D A D E