Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Paulo José

Segundo o proprietário da Estância Tamburil, Amarildo Pires, Iris foi o percursor da potência no agronegócio que o Brasil passou a ser

Iris é homenageado pela época em que foi ministro da Agricultura, nos anos 80

14/05/2019, às 00:00 · Por Diene Batista

Celebrado como melhor ministro da Agricultura da história do país, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), foi homenageado no II Grande Encontro dos Criadores de Gado Leitero, no município de Bela Vista de Goiás. A condecoração é parte dos 60 anos de vida pública do prefeito. 

O evento foi realizado na Estância Tamburil no último sábado,11, empresa que desenvolve embriões da raça Gir Leiteiro. O objetivo do evento é valorizar e incentivar o criador de gado leiteiro, apresentar as técnicas de melhoramento genético e trocar experiências com os principais nomes da pecuária brasileira.

Durante o evento, que contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (DEM), o prefeito recebeu uma placa de homenagem: ao “Ministro de 14 de fevereiro de 1986 a 15 de março de 1990 ao melhor ministro da agricultura da história. Expressamos os nossos maiores agradecimentos e o nosso profundo respeito, que sempre serão poucos diante do muito que o senhor fez pela raça Gir no Brasil. Bela Vista de Goiás 11 de maio de 2019”. 

Iris foi reverenciado por todos os oradores como o melhor ministro da agricultura da história do Brasil. “Quatro anos, recorde atrás de recorde”, disse o proprietário da estância, Amarildo Gonçalves Pires. 

Iris explicou que aprovou seis leis que ajudaram a revolucionar a agricultura do país e isso se deu a seu conhecimento do campo. “Sei trabalhar com todo serviço da roça foice, enxada machado. Com o conhecimento de quem veio da roça é que fui armazenando conhecimento para valorizar quem produz”, destacou. 

Iris afirmou que foi por valorizar o produtor que conseguiu as quatro supersafras no país. “Entrei no ministério e vi que estávamos importando arroz da Ásia, Trigo do Canadá e Uruguai e precisávamos produzir aqui”, explica ao enumerar as medidas, que dentre elas estava o preço mínimo. 

Sobre a raça Gir, que o prefeito explicou ter percebido que era boa para o clima no país, ele destinou verba pública para difusão e com isso revolucionou a produção de leite no país e até hoje é a base da produção do produto.

Segundo Amarildo, Iris foi o percursor da potência no agronegócio que o Brasil virou.  “Antes do Iris, a produção de uma vaca era 3.8 hoje, 60 litros. A espiga de milho tinha 10 cm hoje 30, graças ao desenvolvimento de pesquisa e da valorização do produtor que o ministro Iris realizou nos quatro anos”, explica. 

Em um dia de homenagens, Iris também foi homenageado  no aniversário de Aparecida de Goiânia, que foi emancipada com projeto de autoria do emedebista e no aniversário do Parque Atheneu, em grande evento das mães organizado pelo vereador Carlin Café (PPS). 


Iris Rezende Ministério da Agricultura Bela Vista de Goiás
P U B L I C I D A D E