Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

De 61 cidades com mais de 20 mil habitantes, dez delas tiveram aumento de casos ativos pelo menos nas duas últimas semanas e/ou curva ascendente ao se montar um gráfico de linha com os dados

Goiás registra aumento nos casos de Covid-19 nas maiores cidades

30/05/2021, às 07:23 · Por Redação

Pelo menos dez cidades de Goiás com mais de 20 mil habitantes registram aumento de casos positivos de coronavírus.

Crescimento do número de pessoas que estão com o vírus e ainda não se recuperaram preocupa prefeituras, que temem uma terceira onda da pandemia.

Há municípios que já registram reflexo no número de hospitalizados e que já determinaram medidas mais restritivas para tentar conter a circulação da Covid-19. O Dia das mães está entre os motivos apontados para a contaminação..

De 61 cidades com mais de 20 mil habitantes, dez delas tiveram aumento de casos ativos pelo menos nas duas últimas semanas e/ou curva ascendente ao se montar um gráfico de linha com os dados.

São elas Trindade, Jaraguá, Quirinópolis, Itaberaí, Aragarças, Santa Helena de Goiás, Minaçu, Piracanjuba, Anicuns e a cidade de Goiás.

Outras nove apresentaram queda nos casos ativos nas duas últimas semanas ou curva descendente. São elas Rio Verde, Planaltina, Mineiros, Inhumas, Porangatu, Posse, Goiatuba, São Luís de Montes Belos e Itapaci. Em 23 cidades há estabilização e/ou não é possível visualizar uma tendência de queda ou crescimento.

Já em 18 municípios, não havia publicização de dados que permitissem saber o histórico de casos ativos.Em Aragarças, na divisa com o Mato Grosso, o mês de maio já é considerado o segundo pior da pandemia.

O secretário municipal de Saúde, Agne Carmos dos Reis diz que os aumentos de casos ativos nas quatro últimas semanas e na semana passada chegou a lotar 100% dos dez leitos para pacientes com coronavírus.

No dia 4 de maio, uma terça-feira, o município tinha 67 contaminados. Já na última terça eram 111. 

Outro fator para o crescimento de casos pontuado pelo secretário é a proximidade com Barra do Garças, cidade com mais de 60 mil habitantes do outro lado da fronteira e que teria tido uma recente subida de casos confirmados. 

Aragarças está na região de Saúde chamada Oeste I, que tem a cidade de Iporá como polo. Nas duas últimas semanas, esta região foi classificada com situação de calamidade, nível mais grave da pandemia, segundo o Mapa de Calor elaborado por técnicas da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO). Essa classificação é definida em um cálculo que envolve indicadores de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), velocidade da contaminação, pedidos de internação na rede estadual, notificação de síndrome respiratória e mortes causadas pelo coronavírus.


Covid-19 Goiás
P U B L I C I D A D E