Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

O relatório indica “sinal forte” de crescimento de casos nas tendências relacionadas à Macrorregião Centro-Sudeste de Goiás

Goiás tem macrorregião com alta tendência de aumento de casos

27/05/2021, às 00:20 · Por Redação

O último boletim InfoGripe, publicado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta Goiás como um dos 17 Estados com tendência de alta nos casos da covid-19 em pelo menos uma de suas macrorregiões de saúde no curto (três semanas) e longo prazos (seis semanas). A divulgação da Fiocruz é da última semana.

 “É importante ter redução sustentada de número de casos para uma recomposição do sistema de saúde, inclusive com vistas a reduzir a taxa de ocupação de leitos”, assinala o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

O relatório indica “sinal forte” de crescimento de casos nas tendências relacionadas à Macrorregião Centro-Sudeste de Goiás. Ao todo, o Estado é dividido em cinco macrorregiões de saúde e, de acordo com a Fiocruz, a maioria delas está em situação de crescimento ou interrupção de queda.

Como um todo, Goiás foi listado pela Fundação como um dos Estados com sinais de interrupção da queda de casos. Ou seja, o número de infecções registradas segue estabilizado, sem sinais de diminuição.

De acordo com a plataforma da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), que monitora o avanço da covid-19, oito regiões do Estado foram estão classificadas em “situação de calamidade”, outras sete em “situação crítica” e mais três em “situação de alerta”.

 A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados à covid-19, nas redes pública e privada, está em cerca de 75,38%. Entre as vagas oferecidas pelo Estado, a ocupação cresce para o percentual de 88,05%.


Fiocruz Goiás
P U B L I C I D A D E