Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Foto: Ascom /UFG

Reitor da UFG e o Centro de Eventos, no Campus Samambaia: espaço receberá encontro para debater impacto do bloqueio de verbas

Bloqueio de verbas: UFG realiza assembleia universitária nesta segunda-feira, 13 de maio

12/05/2019, às 00:02 · Por Eduardo Horacio

Com 25,5% de suas verbas bloqueadas pelo Ministério da Educação (MEC) desde o dia 2 de maio, a Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza nesta segunda-feira, 13, Assembleia Universitária com o tema “Análise e discussão do atual contexto político e econômico e a situação orçamentária e financeira da UFG”. Servidores docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes foram convocados a participar do encontro que ocorre no Centro de Eventos do Câmpus Samambaia, na Vila Itatiaia. 

O reitor da UFG, Edward Madureira, já sinalizou que sem as verbas o ano letivo na instituição pode ser inviabilizado. Os impactos já começaram: 60 bolsas para pós-graduandos ofertadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foram bloqueadas na última semana. A própria manutenção da universidade – pagamento de água, luz e servidores terceirizados – está ameaçada, bem como ações voltadas para assistência aos estudantes, como bolsas e o Restaurante Universitário.

Outro serviço que deve sofrer com o corte é o Hospital das Clínicas (HC), unidade ensino que atente integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um novo prédio voltado para internações deve ser entregue até dezembro. Serão mais de 600 novos leitos para a rede de saúde de Goiás. “O aporte de recursos à universidade federal não pode ser encarada como gasto, mas como investimento em favor da sociedade”, argumenta Madureira. 

Além da Assembleia Universitária, na quarta-feira, 15, a UFG se junta a outras instituições para ato unificado, na Praça Universitária, contra o corte de verbas. Saiba mais aqui.



IFG UFG IFGoiano MEC UEG
P U B L I C I D A D E