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Sem impostos, goianos compram produtos até 70% mais baratos nesta quinta, 27

27/05/2021, às 00:42 · Por Redação

Com o intuito de conscientizar a população e o varejo sobre a alta carga tributária paga no país, a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) promovem hoje, 27, a 15ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI).  

A ideia da ação é materializar como os impostos representam grande parte do preço dos produtos. Para alcançar essa meta, os lojistas participantes vão comercializar seus produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto. 

“Queremos mostrar para a população como as taxas são abusivas. Para se ter uma ideia, num ranking de 30 países, o nosso é o 14º que mais arrecada imposto, mas está em última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população”, afirma o presidente da CDL Jovem de Goiânia Eberth Motta. 

Para o coordenador nacional da CDL Jovem, Raphael Paganini, o Dia Livre de Impostos é uma forma de deixar claro para o consumidor como a alta tributação afeta seu poder de compra. 

 “Altos impostos sem retorno têm alto impacto na economia, criando um efeito bola de neve: os produtos ficam mais caros, então a população compra menos. Isso acarreta a diminuição dos números do varejo, que é obrigado a repassar os tributos no valor dos produtos, o que acarreta menos vendas, investimentos e geração de empregos”, explica Paganini.

 E as consequências negativas não param por aí, continua o coordenador da CDL Jovem. “Sem emprego, as pessoas diminuem seus gastos, e assim por diante, num ciclo vicioso”. 

Paganini ainda salienta que o brasileiro trabalha 153 dias do ano, o equivalente a cinco meses, apenas para pagar os impostos aos quais é submetido. 

O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e é realizado em todos os Estados do país em mais de 1,2 mil municípios. Em 2020, a data contou com a participação de 26 unidades federativas e o Distrito Federal, com a colaboração de mais de 9 mil varejistas.


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