Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Google Maps

A superintendente explicou que a vacina não impede a pessoa de ser contaminada ou contaminar outras pessoas, mas, sim, visa impedir casos graves

Covid-19 mata dois idosos e infecta outros 27 em abrigo de Anápolis

25/05/2021, às 15:54 · Por Eduardo Horacio

Mesmo após a imunização completa dos internos, um abrigo para idosos em Anápolis enfrenta um grave surto de Covid-19. Dois idosos morreram e pelo menos 27 estão infectados com a doença.

O abrigo possui 79 internos, que foram vacinados com a segunda dose contra a Covid-19 há mais de 40 dias, em tese o suficiente para a obtenção de anticorpos. A suspeita é de que a doença tenha chegado ao local após um dos moradores ser levado a um hospital. Pelo menos 12 idosos foram transferidos para hospitais da cidade.

As vítimas que morreram com a Covid-19 no abrigo foram um homem com 81 anos, que chegou a ser levado para um hospital e uma mulher, de 88 anos, que morreu no local.

Em entrevista à TV Goiânia, a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, contou que o registro de casos com sintomas leves mostra a efetividade da vacina, mas que estudos precisarão ser feitos no local.

“Vamos verificar as datas de vacinação, os intervalos, quem teve a forma grave, então teremos que coletar amostras para possível sequenciamento, investigar bem para, inclusive, subsidiar o Ministério da Saúde para alguma alteração que possa ocorrer em decorrência da vacina”.

A superintendente explicou que a vacina não impede a pessoa de ser contaminada ou contaminar outras pessoas, mas, sim, visa impedir casos graves. Segundo Flúvia, os casos serão investigados juntamente com outros registros que ocorreram no país.

O médico infectologista Marcelo Daher explica que a vacina é eficaz e, por isso, a maioria não está com quadro grave. “A vacina, principalmente a Coronavac, tem uma proteção de 50%, então a tendência é que 50% das pessoas vacinadas se protejam e os outros 50% podem ter. A gente sabe também que a vacina é para diminuir a gravidade da doença, e não evitar a infecção”, disse.

O abrigo informou o estado de saúde dos moradores com Covid-19: 8 estão na UTI, sendo que uma idosa está intubada; 5 estão em enfermarias; 14 estão no abrigo, isolados e com sintomas leves. Todos têm doenças, como hipertensão, diabetes, alzheimer ou esquizofrenia.


Vacinas Vacinação Covid-19 UTI Flúvia Amorim SES Abrigo Idosos Anápolis
P U B L I C I D A D E