Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Amante da ciência desde a infância, ela coleciona prêmios, como uma medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Xadrez de 2019

Goiana ganha bolsa de R$ 2 milhões e vai estudar nos Estados Unidos

31/05/2021, às 00:06 · Por Redação

Moradora de Goiânia, Nicole Vieira Pires, de 18 anos, foi contemplada com uma bolsa de cerca de R$ 2 milhões para estudar física e ciência da computação na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Ela também está entre as dez pessoas do mundo selecionadas para integrar o programa “Science Research Fellow”, uma comunidade científica que coloca jovens em contato direto com professores vencedores do Prêmio Nobel.

“Temos que sonhar grande, independente dos empecilhos. Quero ser a primeira astronauta (mulher) brasileira a ir para o espaço e fazer o país se tornar linha de frente em ciência mundial. Desde criança eu tenho esse sonho, antes ele ficava só no imaginário, mas agora tenho métodos para fazê-lo acontecer”, revela a estudante.

Amante da ciência desde a infância, ela coleciona prêmios, como uma medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Xadrez de 2019. A jovem conta ainda que tem um artigo científico publicado na Revista Internacional de Humanitats e lançará um livro antes da partida para o exterior. Já em 2020, foi selecionada para um programa de estudos de verão na Universidade de Stanford, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Nicole explica que, também em 2019, recebeu medalha de bronze na International Young Physicists Tournament (IYPT), conhecida como Copa do Mundo de Física, e no ensino médio participou de uma iniciação cientifica no Laboratório de Bioquímica da Universidade Federal de Goiás. No projeto, ela estudou por seis meses como uma bactéria poderia tirar partículas de óleo do oceano.


Nicole Vieira Colúmbia Ciência
P U B L I C I D A D E