Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Jackson Rodrigues

Houve acentuada queda de contaminação e mortes entre profissionais que atuam na linha de frente

Com meta de 77 mil, Goiânia já vacinou mais de 86 mil profissionais de saúde

20/05/2021, às 16:00 · Por Eduardo Horacio

Prioridade máxima no Plano Nacional de Imunização (PNI), 86.895 profissionais de saúde já receberam a primeira dose de uma das vacinas contra a Covid-19 em Goiânia. Deles, 57.351 também já receberam a dose de reforço. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde era vacinar 77 mil trabalhadores da área da saúde, já ultrapassada em quase 10 mil pessoas.

Inicialmente, foram disponibilizadas vacinas para os profissionais da chamada linha de frente – aqueles que trabalham diretamente com pacientes de Covid-19. Com o andamento da vacinação foram incluídos também os demais profissionais da área de saúde. Mesmo abarcando todo esse público, a meta de imunização já foi superada na Capital.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registram 30 óbitos de profissionais de saúde pela Covid-19 durante todo o período de pandemia em Goiânia – 0,63% do total de mortes pela doença na Capital (4.727). Foram registrados 4.012 casos entre trabalhadores da área da saúde, o que corresponde a 2,65% da população geral.  

Membro de Goiás no Comitê de Gestão da Crise da Covid-19 do Conselho Federal de Enfermagem, Silvio José de Queiroz comemora a chegada da vacina. “Nós trabalhadores da linha de frente comemoramos o fato de muitos já terem se vacinado, mas também torcemos para que a vacina chegue para todos”, avalia.

De acordo Sílvio José de Queiroz, houve acentuada queda de contaminação e mortes entre profissionais que atuam na linha de frente. “Os números mostram que houve 60% na redução de casos de profissionais contaminados e 70% na redução de mortes entre eles”, informa.  


Covid-19 Plano Nacional de Imunização PNI Prefeitura de Goiânia Profissionais de saúde
P U B L I C I D A D E