Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação/Jackson Rodrigues

Prefeitura alega haver “sobrecarga de mais de um ano de pandemia nos profissionais de saúde que trabalham com carga horária estendida

Prefeito de Goiânia terceiriza vacinação, contratando empresa para aplicar vacinas contra a Covid-19

18/05/2021, às 15:46 · Por Eduardo Horacio

A Prefeitura de Goiânia decidiu mudar a estratégia de aplicação de vacinas contra a Covid-19 com a contratação de uma empresa especializada para prosseguir com a imunização da população goianiense nos próximos meses. A alegação do Paço Municipal é a sobrecarga enfrentada pelos profissionais que trabalham na campanha de vacinação devido ao prolongamento da pandemia.

O edital de concorrência na modalidade pregão eletrônico foi publicado do Diário Oficial do Município na última sexta-feira, 14. A empresa que vencer a licitação ficará responsável por aplicar 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 em Goiânia. A empresa realizará todo o processo, com o recebimento, armazenamento e aplicação das vacinas. E terá de instalar até 17 pontos, sendo 10 para pedestres e outros sete na modalidade drive-thru.

Somente no último sábado, a Prefeitura tinha 43 postos instalados de vacinação. Questionado pelo O Popular, o Paço não informou o valor estimado do contrato, quantidade de profissionais que devem atuar na linha de frente e nem o período vigente de contrato que será celebrado. Esclareceu ainda que a contratação é apenas para a aplicação, não constando aquisição de qualquer imunizante.

Em justificativa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que além do efetivo que já possuía, realizou credenciamento e contratação de mais profissionais para dar conta da demanda de vacinação iniciada no final de janeiro, além de ter firmado parceria com instituições públicas e privadas. Mesmo assim, alega haver “sobrecarga de mais de um ano de pandemia nos profissionais de saúde que trabalham com carga horária estendida, inclusive em feriados e finais de semana”.

A Prefeitura realiza anualmente grandes campanhas de vacinação contra a Influenza (H1N1), além de outras menores para públicos específicos. Essa é a primeira vez, porém, que o município vai realizar despesas para manter esse trabalho. Até então, todas as campanhas de vacinação utilizaram, com êxito, recursos humanos próprios.


Pfizer Astrazeneca FioCruz Coronavac Butantan Prefeitura de Goiânia Rogério Cruz SUS Covid-19 Vacinação Vacina
P U B L I C I D A D E