Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Para o reitor da UFG é preciso vencer outras duas etapas da recomposição orçamentária das universidades federais

Reitor fala em ‘pequeno avanço’ para orçamento da UFG

18/05/2021, às 14:27 · Por Redação

O reitor da UFG, Edward Madureira, atualizou as informações sobre o orçamento da Universidade em pronunciamento durante a reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) na última semana. 

Ele informou que houve um “pequeno avanço” nos últimos dias: a liberação de parte do orçamento que estava condicionada a uma votação adicional no Congresso Nacional.

De acordo com o reitor, a liberação ocorreu depois de muita argumentação e articulação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes) junto ao Ministério da Educação, que conseguiu o recurso com o Ministério da Economia.

“Eu diria que a gente ganhou um pouquinho de oxigênio, mas ainda estamos com 13,8% do orçamento de 2021 contingenciado e o orçamento total 18% menor do que o do ano anterior”, alertou Madureira.

Para o reitor da UFG, ainda é preciso vencer essas outras duas etapas da recomposição orçamentária das universidades federais: “Isso para a gente conseguir fechar o ano ainda em uma condição apertada e termos em 2021 o orçamento igual ao de 2020, que já foi apertado”, explicou.

Mesmo diante das dificuldades orçamentárias, o reitor ressaltou que o compromisso da universidade com a sociedade é o que move a luta pelo orçamento. “Sigamos confiantes, na luta, perseverantes. Não está fácil, mas quando a gente vê a garra da universidade e das pessoas, a gente tira energia de algum lugar para buscar as soluções”, finalizou Edward.


UFG Educação Edward Madureira
P U B L I C I D A D E