Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Jackson Rodrigues

Uma das principais ações promovidas pela SMDHPA em Goiânia foi a pintura de faixa de pedestre com as cores do arco-íris em frente à Câmara de Vereadores de Goiânia e também na porta da Secretaria, na Rua 99, no Setor Sul

Pintura de faixas e doação de sangue marcam comemoração do Dia Internacional contra a LGBTFobia em Goiânia

17/05/2021, às 20:00 · Por Eduardo Horacio

Com apoio de movimentos sociais, Ongs e coletivos, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) da Prefeitura de Goiânia organizou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional Contra a LGBTFobia. Entre as atividades, campanha de doação de sangue, pinturas de faixas de pedestres nas cores do arco-íris e projeções ajudaram a marcar o dia.

O Dia Internacional de Luta Contra a LGBTFobia surgiu em 2004 como iniciativa para comemorar a decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS) que excluiu a em 1990 homossexualidade como distúrbio mental da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problema Relacionados com a Saúde (CID). A data é comemorada em mais de 100 países.

Uma das principais ações promovidas pela SMDHPA em Goiânia foi a pintura de faixa de pedestre com as cores do arco-íris em frente à Câmara de Vereadores de Goiânia e também na porta da Secretaria, na Rua 99, no Setor Sul com a participação da secretária Cristina Lopes. Em outra iniciativa relevante, um ônibus do Hemocentro coletou bolsas de sangue durante todo o dia na Estação Ferroviária.

Nas redes sociais, o policial rodoviário federal e militante da causa LGBTQI+ Fabrício Rosa comemorou as iniciativas. “Pintando a faixa da alegria, da diversidade e do respeito em frente à Câmara de Vereadores de Goiânia. E também doando sangue para salvar vidas. Hoje faz 1 ano que pessoas LGBTQI+ podem doar sangue no Brasil e 31 anos que a OMS retirou a homossexualidade da lista de doenças”, explicou ele. 


LGBTQ+ LGBT Homofobia LGBTFobia SMDHPA Direitos Humanos
P U B L I C I D A D E