Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Dados revelam panorama da Covid no sistema penitenciário local desde o início da pandemia nas casas de detenção em Goiás

24% da população carcerária teve Covid-19 em Goiás até agora

02/05/2021, às 10:23 · Por Redação

O índice de contaminação da população carcerária até agora é de 24%, segundo testes feitos em 43% do total de 21.626 detentos no Estado. . Dos reeducandos acometidos pelo coronavírus no estado, 76 estão em recuperação e oito não resistiram – três deles do regime aberto – desde o início da pandemia. Dados são da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) e foram atualizados na tarde desta sexta-feira, 30.

No que compreende apenas presos do regime fechado, 17.462, 53% foram testados. Entre esses, 12,9% tiveram diagnóstico positivo e 5 pessoas morreram.

No espectro geral da Covid no Brasil, Goiás apresenta números baixos, tanto em relação à quantidade de infectados como no número de mortes pela doença. No país, de acordo com levantamento divulgado no último mês de abril pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 55.109 detentos foram diagnosticados com coronavírus, gerando um total de 174 óbitos desde quando a doença começou a se alastrar pelo território nacional.

De acordo com a DGAP, rotinas diárias de higienização são responsáveis por manter os índices de contágio baixos dentro do sistema prisional goiano. Desinfecção das instalações prisionais, vacinação do efetivo, testagem ativa de servidores e detentos são algumas das iniciativas desenvolvidas pela instituição no combate a Covid-19.

Outro procedimento importante para conter a disseminação do coronavírus, segundo o órgão, foi a triagem e a quarentena dos presos que ingressam no sistema. De acordo com o diretor da DGAP, Franz Rasmussen Rodrigues, a instituição criou unidades de triagem para realizar exames e encaminhamento para quarentena de quem chegar com carga viral.




Coronavírus
P U B L I C I D A D E