Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Diomício Gomes/Reprodução do jornal O Popular

O serviço de terraplanagem é previsto entre os trabalhos executados pelo município na zona rural, mas só em vias classificadas como “estrada vicinal”

Servidores são afastados após flagrante da Seinfra realizando serviço em área particular

30/04/2021, às 16:00 · Por Redação

A Prefeitura de Goiânia decidiu afastar os servidores que foram flagrados, após um furo de reportagem de Luiz Phillipe Araújo, no jornal O Popular, na última quinta-feira, 29. Segundo a gestão municipal, a decisão pelo afastamento se deu após a produção de relatório sobre o caso, que segue em investigação.

O serviço de terraplanagem é previsto entre os trabalhos executados pelo município na zona rural. No entanto, só pode ser feito em vias classificadas como “estrada vicinal”, isto é, aquelas não pavimentadas que são utilizadas como conexão entre as áreas rurais e os centros urbanos. Conforme informa a própria Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), o limite de execução do trabalho é na porteira da propriedade. Já o serviço executado às margens da GO-080 era feito todo dentro do local, após as cercas e a porteira.

Diante do ocorrido, a Prefeitura de Goiânia diz que está apurando todos os fatos que envolvem a ocorrência. Para a gestão, o caso mostra que o rastreamento das máquinas “comprova que há mecanismos eficientes para coibir esse tipo de erro de imediato”. O Paço afirma que a investigação instalada visa a descobrir como e onde houve falha, quem são os responsáveis e se havia uma prática regular de modo a impedir que volte a se repetir “em respeito a todos os cidadãos goianienses”.

A Seinfra, por sua vez, acrescentou que após relatório feito pela Superintendência de Obras e Serviços de Infraestrutura Urbana e Diretoria de Operações e Conservação, o secretário Fausto Sarmento determinou o afastamento dos servidores que estavam em atividade de campo na frente de serviço. Ainda não foi informado, no entanto, quantos e quais são os servidores afastados.

O registro das máquinas foi discutido no plenário da Câmara Municipal de Goiânia na manhã desta quinta-feira. Após as considerações, os parlamentares decidiram chamar o titular da Seinfra, Fausto Sarmento, para explicar o ocorrido à Casa. De acordo com o vereador Anselmo Pereira (MDB), que tomou a iniciativa do convite, o caso causou estranhamento, segundo ele o ocorrido seria isolado.

“Não é uma coisa comum. Todos os caminhões são timbrados, como que alguém tem coragem de entrar na chácara de alguém?”, questiona o parlamentar. Para Anselmo, a suspeita é de que o caso seja fruto de falta de controle. “Pode acarretar na suspensão de quem autorizou e até mesmo a demissão”, diz.


Prefeitura de Goiânia
P U B L I C I D A D E