Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Foto: Divulgação

Jânio Darrot, eleito presidente do PSDB, e ex-governador Marconi Perillo: articulações para eleição municipal de 2020

Por que Marconi corre da disputa pela Prefeitura de Goiânia em 2020?

07/05/2019, às 00:06 · Por Eduardo Horacio

Com apoio do ex-governador Marconi Perillo, o PSDB elegeu na sexta-feira, 3, o prefeito de Trindade, Jânio Darrot, para o comando da legenda em Goiás. O novo presidente afirmou que a prioridade é organizar o partido para a disputa das eleições municipais com nomes próprios. Para a sucessão em Goiânia, o nome mais citado nos bastidores é o de Marconi, embora o próprio tenha negado a intenção de concorrer com veemência, mais de uma vez. 

Questionado sobre a possível candidatura do ex-governador em Goiânia, Jânio Darrot nem disse que sim, nem que não: “Marconi é, sem dúvidas, o nosso grande líder. É um dos nomes mais respeitados para qualquer pleito. Não sei se vem para prefeito, mas acredito que ele deva voltar para 2022. Ele é um grande líder respeitado em nosso partido e em todo o Estado”.

Entre os tucanos presentes na reunião que elegeu por consenso o novo diretório estadual, a avaliação é de que a postulação de Marconi na capital pode dar novo fôlego ao PSDB e fomentar outras candidaturas também no interior do Estado. Marconi agiu para evitar uma disputa pelo comando do partido ao declarar apoio a Jânio Darrot. As articulações se deram por telefone. Mas o tucano, que não apareceu para votar, segue distante de Goiás

Se decidir por uma candidatura a prefeito em 2020, Marconi repetirá os passos do prefeito Iris Rezende (MDB). Iris foi eleito prefeito em 2004, dois anos após perder uma disputa para o Senado Federal e ficar sem mandato, situação vivida hoje por Perillo. A diferença é que, em 2002, Iris terminou a eleição a menos de um ponto porcentual da vitória (enquanto Marconi ficou em quinto lugar agora em 2018) e o emedebista também não enfrentou problemas com a Justiça. 

Nova composição
Além de Jânio Darrot na presidência, os tucanos acomodaram a ex-deputada Eliane Pinheiro na 1ª vice-presidência, Paulo Silva de Jesus na 2ª vice-presidência e João Meirelles de Oliveira na 3ª vice. A deputada estadual Lêda Borges é a nova secretária-geral da legenda. Os ex-governadores Marconi Perillo e José Eliton foram escolhidos delegados à Convenção Nacional. 


Marconi Perillo PSDB Jânio Darrot Eleições 2020
P U B L I C I D A D E