Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Foto: Eduardo Horacio

A metade da plateia que concordou com as declarações de Nando Reis se levantou e bateu palmas enquanto a outra metade ficou em silêncio, com alguns poucos vaiando

Em Goiânia, Nando Reis manda recado a Bolsonaro: “Respeite as Universidades, balbúrdia é isso que está aí, censura e ditadura nunca mais”

04/05/2019, às 01:24 · Por Eduardo Horacio

O teatro do Centro de Convenções da PUC-GO, que foi palco do show "Voz e Violão" do cantor e compositor Nando Reis nesta sexta-feira, 3 de maio, viu o artista paulistano, entre outras declarações, criticar o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), especialmente declarações feitas durante a semana pelo ministro da Educação Abraham Weintraub. O clima esquentou politicamente com a música “Rock 'n' Roll” (lançada em 2018) e com as declarações que vieram ao fim dela. 

 A própria canção já é bem atual, especialmente nos trechos “Uma mão na bíblia, outra no coldre, repetindo seu slogan / Dente por dente, olho por olho/ Bandido bom, bandido morto / Parece um contrassenso o argumento que armamento é proteção / Tudo é transgênico /No alimento que comemos / Mas negros, travestis e transgêneros / São assassinados, humilhados e tratados com discriminação”, “É crime o aborto / Mas não o é o roubo de um bilhão” e “Toda nudez é inocente, até que a mente indecente / Dessa gente doente, de língua maledicente / Transforme a inocência da nudez da gente somente em perversão”. 

No trecho “Vaca amarela guardou a panela/ E a camisa amarela saiu da janela”, Nando acrescentou de improviso “camisa amarela cada vez mais laranja” e, ao fim desta mesma canção (Rock 'n' Roll), desabafou: “Respeitem as Universidades, deixem as universidades em paz, balbúrdia é isso que está aí, censura e ditadura nunca mais” para o delírio de metade da plateia que lotou o teatro. A metade que concordou com a declaração se levantou e bateu palmas enquanto a outra metade ficou em silêncio, com alguns poucos vaiando. 

O show
Este foi o segundo show de Nando Reis a ser realizado no teatro do Centro de Convenções da PUC. O primeiro foi ano passado. O show desta sexta-feira começou às 22h19 e teve ao todo 27 canções durante 2h30m de duração. Segundo os organizadores, os 2600 ingressos colocados à venda foram vendidos (e de fato o teatro estava lotado). 

Durante o show, Nando declarou em palavras e canções seu amor público à obra de Roberto Carlos, inclusive citando nominalmente “Nenhum Roberto” (feita para Cássia Eller), cujo verso “não sou nenhum Roberto, mas às vezes chego perto” empresta título ao álbum que ele acaba de lançar. Ele brincou dizendo que sua afinidade com a obra do Roberto está no lado “cafona” das músicas de ambos e cantou cinco músicas dele, incluindo “Como vai você”. Além disso, cantou também os principais sucessos de sua autoria: Os Cegos do Castelo, N, Nosso Amor, All Star, Por Onde Andei, Relicário, Pra você guardei o amor e O Segundo Sol, entre outros.


Nando Reis Jair Bolsonaro Abraham Weintraub PUC-GO Balbúrdia
P U B L I C I D A D E