Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Foto: Carlos Costa/Alego

Articulada por PC Martins, a reação do MDB foi apresentar o nome do próprio Henrique Alves, que já comandou a pasta durante a gestão do ex-prefeito Iris Rezende

PC Martins entra na briga para emplacar comando da Secretaria de Planejamento

22/04/2021, às 14:29 · Por Redação

Mais cobiçada entre todas das pastas do primeiro escalão em Goiânia, a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) é alvo de uma intensa disputa entre o presidente da Câmara de Goiânia Romário Policarpo (Patriota) e o vereador Henrique Alves (MDB). Nos últimos dias o deputado estadual Paulo Cesar Martins (MDB) entrou na articulação para bancar seu colega de partido. A informação foi revelada pelo Giro, de O Popular.

Inicialmente, o vereador Henrique Alves tentou emplacar sua irmã Carolina Pereira no comando da Pasta – ela já ocupa cargo de segundo escalão na Secretaria de Planejamento. A articulação esfriou e a indicação de um nome bancado por Romário Policarpo ganhou a dianteira.

Articulada por PC Martins, a reação do MDB foi apresentar o nome do próprio Henrique Alves, que já comandou a pasta durante a gestão do ex-prefeito Iris Rezende (MDB). A bancada emedebista na Câmara, a maior da Casa com seis parlamentares, também é signatária do pedido.

A nomeação de Henrique agradaria ainda o setor imobiliário, que apoiou a eleição do vereador e está especialmente interessado na discussão do novo Plano Diretor de Goiânia, gestado pela pasta de Planejamento e que deve ser enviada à Câmara nos próximos meses.

Prós e contras
Até aqui, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) não deu sinais de preferência por um dos grupos que briga pelo comando do Planejamento. Nas últimas semanas, Cruz abriu generosos espaços aos vereadores no primeiro escalão do Paço, mas agora se vê em meio a uma disputa que deixará descontentes.

Em tese, seria mais fácil atender Henrique Alves em outra secretaria e, assim, atender o presidente da Câmara. Ainda assim, o poderoso setor imobiliário seguirá descontente. Por outro lado, o método de Romário Policarpo, que ameaça antecipar eleição da Mesa Diretora e controlar as principais comissões, causa desconforto ao prefeito.


Paulo César Martins PC Martins Prefeitura de Goiânia MDB Rogério Cruz Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação Seplanh Henrique Alves
P U B L I C I D A D E