Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Tatiana Reis/Fieg

Ao anunciar a facilidade para aquisição do número mágico de 5 milhões de doses da vacina, suficientes para imunizar parte significativa da população goiana, Sandro Mabel movimentou-se para pressionar diretamente o governador Ronaldo Caiado

Mabel se enganou ao anunciar facilidade para aquisição de 5 milhões de vacinas pelo governo de Goiás

15/04/2021, às 16:40 · Por Eduardo Horacio

Não custa lembrar: a ação do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, de anunciar facilidades para aquisição de vacinas, ocorreu em meio ao decreto estadual de fechamento das atividades econômicas não essenciais.

Ao apresentar uma solução enganosa (que nunca teve viabilidade real), Mabel pressionou o governo, agradou parte do segmento empresarial e agiu na contramão do combate real ao novo coronavírus.

O decreto do início de março, com validade por 14 dias, havia sido publicado devido ao agravamento da pandemia em Goiás, que ainda enfrenta os efeitos de uma segunda onda da doença. Em pouco mais de um ano, a Covid-19 já matou mais de 13 mil cidadãos goianos.

Ao anunciar a facilidade para aquisição do número mágico de 5 milhões de doses da vacina, suficientes para imunizar parte significativa da população goiana, Sandro Mabel movimentou-se para pressionar diretamente o governador Ronaldo Caiado (DEM).

Ex-deputado federal, Sandro Mabel sempre foi contrário aos decretos de fechamento das atividades econômicas e chegou a defender publicamente o tratamento precoce, encampado pelo presidente da República Jair Bolsonaro e largamente combatido por especialistas em saúde.

Ao se enganar sobre a facilidade para aquisição de vacinas, Mabel mirou Caiado, mas acertou em cheio a população goiana, que havia renovado as esperanças de vencer a pandemia com maior rapidez. Ainda que não tenham esse objetivo, atitudes como a do ex-deputado jogam contra a credibilidade (já muito abalada) das autoridades em meio ao caos provocado pela pandemia. 

Resposta de Mabel
A propósito da resposta da Fosun Pharma à Secretaria Estadual de Saúde de que não há doses de vacina para venda, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, disse "que, no comunicado, a farmacêutica, representante da Pfizer na Ásia, informa que, apesar de não ter mais o produto disponível, busca outro parceiro para o suporte necessário à demanda". Mabel vai além: "isso abre outras oportunidades e a Fieg não desiste e vai continuar a mobilização para, encontrando outros meios, ir atrás das vacinas". 


Vacina Vacinação Covid-19 Sandro Mabel Ismael Alexandrino Ronaldo Caiado Pfizer Coronavac
P U B L I C I D A D E