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O setor que apresentou o maior crescimento foi o de Material de Construção com 21,2%

Mesmo na pandemia, IBGE aponta crescimento no comércio em Goiás

14/04/2021, às 07:22 · Por Da Redação

Pesquisa publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o comércio varejista goiano cresceu 1,8%, na série com ajuste sazonal em fevereiro de 2021. Este é o segundo crescimento consecutivo, após quatro meses de queda.

O crescimento no volume de vendas do varejo ampliado goiano de 1,0% em janeiro de 2021, frente a janeiro 2020, pode ser explicado pela alta registrada em seis das dez atividades pesquisadas.

O setor que apresentou o maior crescimento foi o de Material de Construção (21,2%), seguido pelo de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (17,1%) e o de Equipamentos e materiais para escritório informática e comunicação (9,4%).

A atividade de Combustíveis e lubrificantes também apresentou crescimento, com variação de variou 8,9%, sendo sua segunda alta consecutiva, apontando uma recuperação do setor que foi abalado pela pandemia.

Apesar do cenário crítico proporcionado pela crise sanitária, a economista e analista de mercado, Greice Guerra, considera esse resultado como muito positivo à economia estadual. 

“Esse crescimento também é oriundo de muitas empresas que foram fechadas, o que fez com que muitas pessoas se vissem obrigadas a partir para seus próprios negócios. Isso movimentou a economia e acaba gerando emprego, renda, arrecadação de impostos ao Estado e a Prefeitura, destaca. 

Entre os setores que tiveram redução em volume de vendas, destaca-se o de Livros, jornais, revistas e papelaria (-47,4%), que registra o 12º resultado negativo consecutivo e acumula nos últimos doze meses uma queda de 39,6%. Em seguida, o setor de Tecidos, vestuário e calçados (-18,1%) e o de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-12,2%), que apresentou taxas de crescimento no início da pandemia, mas agora registra a sétima queda seguida.

A Pesquisa Mensal de Comércio produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento do comércio varejista no país.

Para isso, traz resultados mensais da variação do volume, da receita nominal de vendas para o comércio varejista e do comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Na realização da pesquisa, são utilizados o questionário eletrônico auto preenchido (CASI) e a Entrevista pessoal com questionário em papel (PAPI) como principais técnicas de coleta.


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