Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Deputado federal diz que Bolsonaro "está morrendo de medo e tenta sabotar as investigações"

Freixo diz conversa entre Bolsonaro e Kajuru é a prova de mais um crime de responsabilidade do presidente

12/04/2021, às 01:04 · Por Redação

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) disse que a conversa entre o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) e o senador Jorge Kajuru (Cidadania) é a prova de mais um crime de responsabilidade do presidente. 

“A conversa entre Bolsonaro e Kajuru é a prova de mais um crime de responsabilidade do presidente, que tenta intervir no Legislativo e intimidar o STF. O objeto da CPI da Covid não pode ser modificado. Bolsonaro está morrendo de medo e tenta sabotar as investigações“, declarou pelo Twitter. 

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM) também se pronunciou sobre o ocorrido. "A conversa entre um senador e o Presidente da República articulando contra uma CPI e um ministro do STF é um fato gravíssimo. A própria CPI poderá investigar o possível crime do Presidente da República", declarou. 
<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr">A conversa entre um senador e o Presidente da República articulando contra uma CPI e um ministro do STF é um fato gravíssimo. A própria CPI poderá investigar o possível crime do Presidente da República. <a href="https://t.co/y2qDeX36oP">https://t.co/y2qDeX36oP</a></p>&mdash; Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) <a href="https://twitter.com/RodrigoMaia/status/1381449844015915009?ref_src=twsrc%5Etfw">April 12, 2021</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>
A conversa divulgada neste domingo, 11, revela o presidente Jair Bolsonaro sugerindo ao senador Jorge Kajuru (Cidadania) que amplie o alvo das investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) voltada para as ações relacionadas a COVID-19. A CPI da COVID teve início pela articulação do senador Randolfe Rodrigues (Rede) e mira eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, marcou para quarta-feira, 14 de abril, o julgamento em plenário da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Senado. O relator da ação no Supremo é o ministro Luís Roberto Barroso. A sessão de julgamento está marcada para às 14h e esse será o primeiro item da pauta. Analistas dão como certa uma maioria a favor da instalação da CPI dentro do STF.

Na quinta-feira, 8, Barroso atendeu a um pedido de liminar feito pelos senadores Jorge Kajuru (GO) e Alessandro Vieira (RS), ambos do partido Cidadania, e determinou a adoção das medidas necessárias para a instalação, no Senado, de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar eventuais omissões do governo federal no combate à pandemia de Covid-19.

Como a decisão foi monocrática, agora deverá passar pelo plenário, onde os ministros devem decidir por sua confirmação. Inicialmente, a análise dessa liminar estava marcada para sexta-feira, 16, mas os ministros conversaram e decidiram antecipar a votação.



Marcelo Freixo Jair Bolsonaro Jorge Kajuru Coronavírus CPI
P U B L I C I D A D E