P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 11/06/24
Matérias
Foto: Elder Miranda Jr/AQK

O presidente da Associação Quilombo Kalunga, Jorge Moreira de Oliveira, disse que seriam colocados 30 búfalos no local na sexta-feira, 9, mas eles conseguiram impedir que metade fosse transportado

Kalungas seguem regulamento e barram entrada de búfalos em fazenda dentro do sítio histórico

11/04/2021, às 15:01 · Por Eduardo Horacio

Moradores de uma comunidade kalunga em Cavalcante, no norte de Goiás, seguiram normal do regimento interno da comunidade e barraram a entrada de búfalos em uma fazenda que fica dentro do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga. Além de irregulares, os animais podem causar danos no meio ambiente e nas plantações.

O presidente da Associação Quilombo Kalunga, Jorge Moreira de Oliveira, disse que seriam colocados 30 búfalos no local na sexta-feira, 9, mas eles conseguiram impedir que metade fosse transportado. Os animais ficaram em um piquete de outra fazenda, na entrada do Sítio Histórico.

“Os búfalos causam muitos problemas. Eles podem destruir uma nascente, comem nossas plantações. Eles não respeitam divisão de cerca, podem causar contaminação da água, porque é batido produto químico neles”, disse. Uma norma no regimento interno da comunidade proíbe a criação desse tipo de animal. 


Búfalos Kalungas Quilombolas Quilombo Preservação ambiental Meio Ambiente Ecologia Sítio Arqueológico
P U B L I C I D A D E