Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação / Facebook

Caiado apresenta dados sobre a situação de Goiás: popularidade em baixa após apenas quatro meses de governo

Governo Caiado celebra pesquisa que deveria merecer pouca comemoração

30/04/2019, às 01:01 · Por Eduardo Horácio

A comunicação do governo de Goiás divulgou (e celebrou) nos últimos dias um levantamento realizado pela Paraná Pesquisas com avaliação dos primeiros cem dias da administração do governador Ronaldo Caiado (DEM) e do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Em que pese o esforço da pesquisa em apontar um cenário positivo, o diagnóstico revela que o Palácio das Esmeraldas têm mais motivos para se preocupar do que para comemorar.

Usando um critério universal (o ótimo/bom é que contam como real aprovação), a gestão de Ronaldo Caiado é aprovada por 36% dos entrevistados pela Paraná Pesquisas. Soma 6,6% de ‘ótimo’ e outros 29,4% de ‘bom’. Outros 25,7% dos entrevistados avaliam o governo como ‘ruim’ (11,6%) ou ‘péssimo’ (14,1%). Aqueles que não aprovam nem desaprovam, classificando a administração como ‘regular’, chegam a 35,5%. E 2,9% não souberam responder. A vantagem daqueles que aprovam o governo sobre os que estão desapontados é de apenas 10,3 pontos porcentuais. Muito pouco para um governo que não completou ainda nem quatro meses. 

Os números da pesquisa revelam que o governador Ronaldo Caiado já queimou uma parte considerável de sua popularidade em menos de quatro meses de administração. O democrata venceu a disputa pelo governo do Estado em primeiro turno com quase 60% dos votos válidos. Numa conta simples, é possível dizer que quase metade desse contingente não demonstra satisfação com seu início de mandato.

Bolsonaro
Os números da avaliação da administração do presidente Jair Bolsonaro são melhores em Goiás quando comparados aos do governador Ronaldo Caiado. O presidente é aprovado por 43,2% dos entrevistados, registrando 15,6% de ‘ótimo’ e 27,6% de ‘bom’. Aqueles que avaliam o governo ‘ruim’ (10%) ou 'péssimo' (13,4%) somam 23,4%. A avaliação ‘regular’ atinge 31,7% e 1,6% não respondeu.

A Paraná Pesquisas entrevistou 1.572 eleitores entre os dias 16 e 20 de abril em 58 municípios goianos. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. 

O relatório completo da Paraná Pesquisas pode ser lido na íntegra clicando aqui


Paraná Pesquisas Ronaldo Caiado 100 dias
P U B L I C I D A D E