Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução/O Popular

Recorde de O Popular dos anos 80 resume bem: era filha do mundo

Luto nas artes plásticas: Iza Costa morre, aos 78

06/04/2021, às 22:22 · Por Eduardo Horacio

A pintora Iza Costa, que morreu nesta terça-feira, 6, aos 78 anos, em sua chácara de Bela Vista, deixa mais triste as artes plásticas de Goiás. A família frisa que ela estava bem de saúde. A morte pode ter sido por “causas naturais”, segundo familiares. 

Iza Costa iniciou a sua carreira na década de 1960, bastante jovem. Juntamente com ela surgiriam nomes como o de Siron Franco. Nascida em Anicuns, Iza pertence à primeira geração de arte contemporânea da Escola Goiana de Belas Artes, criada pela então Universidade Católica de Goiás, na década de 1960. Após os estudos, ela fez curso de pós-graduação em Gravura e História da Arte pela Universidade Autônoma do México (Unam) em 1967 e curso de Restauração de Obras de Arte pela Escola de Lotja, Barcelona, Espanha, em 1982.

Foi professora de Pintura e Gravura na Escola de Belas-Artes da PUC-GO e de desenho na Escola de Arquitetura da mesma PUC-GO. Ela realizou mostras no Brasil e no exterior e integrou o elenco de mais de 100 coletivas. Na carreira, foram dezenas de prêmios e a participação em três bienais.


Iza Costa Artes Plásticas PUC-GO
P U B L I C I D A D E