P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/03/24
Matérias
Rodrigo Estrela/Divulgação

Mendanha revelou que o grupo pediu aos Estados Unidos o empréstimo de doses da vacina contra a Covid-19 estocadas em território americano

Gustavo Mendanha é eleito vice-presidente de consórcio nacional de prefeitos para acelerar vacinação

30/03/2021, às 11:50 · Por Izabella Vilella

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), foi eleito vice-presidente do Consórcio Nacional das Vacinas das Cidades Brasileiras, denominado “Conectar”. O emedebista ocupará a vice-presidência da regional Centro-Oeste para cidades não capitais. A eleição do grupo, que é formado por 1.890 prefeitos e prefeitas de todo o Brasil, ocorreu nesta segunda-feira, 29.

A Região Centro-Oeste (CO) terá dois chefes de Executivos municipais na diretoria do Conectar, sendo Gustavo Mendanha, o único de Goiás, e o prefeito de Cuiabá (MT), Emanuel Pinheiro (MDB). O Consórcio será presidido pelo prefeito de Florianópolis (SC), Gean Loureiro (DEM), que vai liderar o grupo em questões relacionadas à busca por vacinas, medicamentos e insumos para ajudar as cidades na prevenção e enfrentamento à Covid-19.

O consórcio não é para compra imediata dos imunizantes. Mas é uma forma de ter segurança jurídica no caso de o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Governo federal, não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para aquisição das vacinas.

“Enquanto prefeitos, nos unimos em uma força-tarefa sem precedentes para acelerar a vacinação em todo o Brasil. Nesse sentido, acredito que os municípios podem dar uma contribuição muito grande ao País, justamente porque as cidades estão na ponta do processo, ou seja, aplicando diretamente na população as doses fornecidas”, afirmou Gustavo Mendanha.

Estratégia

O agora vice-presidente do Conectar, Mendanha revelou que os prefeitos pediram aos Estados Unidos da América (EUA), na última sexta-feira, 26, o empréstimo de doses da vacina contra a Covid-19 estocadas em território americano. Na perspectiva dele, essa estratégia permitiria ao Brasil adiantar em um mês a previsão colocada pelo Governo brasileiro de vacinar, até o fim de julho, todas as pessoas dos públicos-alvo. Esse pedido também já foi feito pelo Senado e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Uma das propostas feitas aos Estados Unidos é de devolver os imunizantes à medida em que o Brasil for adquirindo novas doses por meio de outras negociações. O Consórcio Nacional das Vacinas das Cidades Brasileiras foi idealizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), uma entidade municipalista nacional. 


Goiás Aparecida de Goiânia Covid-19 Pandemia Conectar Consórcio Vacinas
P U B L I C I D A D E