Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação/Instagram

Com apenas 25 anos, Amanda é uma das bailarinas da nova geração brasileira que mais desponta entre as estrelas do balé mundial

Bailarina goiana Amanda Gomes recebe prêmio por relevante contribuição às artes na Rússia

27/03/2021, às 10:00 · Por Izabella Vilella

A goiana natural de Goiânia, Amanda Gomes, de 25 anos, é uma das bailarinas da nova geração brasileira que mais desponta entre as estrelas do balé mundial. Ela ocupa o posto principal do balé da Ópera da cidade de Kazan, na Rússia. A artista não para de conquistar prêmios na acarreia. Na quinta-feira, 25, ela foi premiada pelo governo russo, como profissional com enorme contribuição para o desenvolvimento da arte teatral. 

A premiação foi promovida pelo Ministério da Cultura da República do Tartaristão, região onde Amanda se apresenta e vive há sete anos. Ela dedicou a comenda ao povo brasileiro, em razão das mais de 300 mil vidas perdidas na pandemia de Covid-19. 

A bailarina é formada pela Escola de Teatro Bolshoi no Brasil. Amanda coleciona premiações importantes, apesar da pouca idade. Elas começaram quando a bailarina tinha 15 anos e foi escolhida como revelação no International Ballet Competition, nos Estados Unidos, enquanto ainda era aluna da Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville, Santa Catarina. A artista já se apresentou em outros países como Alemanha e França.

Em 2019, Amanda protagonizou o espetáculo "O Corsário" como Medora, uma jovem capturada para ser vendida como escrava a um rico governante. Por este papel, foi escolhida na categoria melhor atriz de teatro, categoria que, no "país do balé", contempla atrizes e bailarinas. Antes disso, em 2018, ela venceu a 3ª edição do reality show “Bolshoi Ballet”, considerada a maior competição de dança da TV russa.


Goiânia Amanda Gomes Escola do Teatro Bolshoi Rússia Premiação
P U B L I C I D A D E