Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Divulgação/Prefeitura de Goiânia

O prefeito Rogério Cruz ressaltou que objetivo é dar sustentabilidade à economia da Capital, garantir a restrição de movimento e, consequentemente, a redução nas taxas de contaminação pelo novo coronavírus

Goiânia deve adotar, a partir de 2ª-feira, escalonamento similar ao de Aparecida

25/03/2021, às 21:00 · Por Izabella Vilella

Com restrições, Goiânia retoma atividades econômicas a partir da próxima segunda-feira, 29, com escalonamento similar ao adotado por Aparecida. A informação foi dada pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos), após reunião realizada com representantes do Fórum das Entidades Empresariais do Estado de Goiás, na tarde desta quinta-feira, 25, no Paço Municipal. Na ocasião, o prefeito apresentou ao grupo proposta de rodízio modular, o qual, na prática, dividirá a cidade em seis módulos, configurando seis zonas delimitadas. 

Rogério Cruz explicou que, em cada uma das seis zonas, os estabelecimentos poderão funcionar três dias da semana e, no domingo, todos deverão fechar, com exceção dos serviços essenciais como supermercados e farmácias. Nos módulos que estiverem abertos, haverá protocolos específicos de segurança e restrição de horário. Segundo o prefeito, um dos objetivos pontuais em restringir os horários nesses locais é evitar aglomerações no transporte coletivo. 

De acordo com o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg), Rubens Fileti, os empresários pediram ao prefeito que regiões comerciais, bares e restaurantes possam abrir aos sábados. É o caso dos shoppings centers e da região da Rua 44, que têm maior volume de venda nesse dia. 

O presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), Marcelo Baiocchi e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, elogiaram a forma com que Rogério Cruz e seus auxiliares têm conduzido a questão. Eles também frisaram a importância de as autoridades públicas continuarem dando abertura para o diálogo. “É exatamente o diálogo que nos anima e traz um alento a todos”, avaliou Sandro Mabel.

Por sua vez, Marcelo Baiocchi disse que a Fecomércio está mantendo o diálogo para que algumas peculiaridades sejam analisadas pela gestão municipal. Sobre a flexibilização apresentada, ele avaliou como positiva. “De maneira geral, depois de quase um mês com tudo fechado, a oportunidade de voltar ao trabalho já é um grande avanço”.

Novo decreto

A proposta de rodízio modular, que ainda está em elaboração pela prefeitura, fará parte de novo decreto que será publicado nesta sexta-feira, 26, no Diário Oficial do município. Rogério Cruz ressaltou que objetivo é dar sustentabilidade à economia da Capital, garantir a restrição de movimento e, consequentemente, a redução nas taxas de contaminação pelo novo coronavírus e no número de mortes por Covid-19. 

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, pontuou que o prefeito tem feito um trabalho extremamente voltado à saúde, mas não deixou de se preocupar com a parte financeira, social e espiritual das pessoas. “É muito importante entender que, nesse momento, a saúde é o bem mais valioso que a pessoa possui, mas não adianta ela ter saúde se ela não tem finança mínima, se não tem capacidade de trabalho. Isso é importante. Nós temos que equilibrar”, ponderou Pedroso.


Prefeitura de Goiânia Covid-19 Coronavírus Rogério Cruz Rodízio Modular
P U B L I C I D A D E