P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Divulgação/MPGO

O procurador teria propagado "discurso de ódio" e "xenofobia" contra a China, ao classificar a Covid-19 de "vírus chinês" e realizar outras manifestações semelhantes a respeito do assunto

Procurador bolsonarista que propagou 'discurso de ódio' contra chineses vira alvo de processo disciplinar

25/03/2021, às 10:00 · Por Izabella Vilella

Após julgamento realizado na terça-feira, 23, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu abrir um processo administrativo disciplinar contra o procurador Ailton Benedito de Souza, apoiador ferrenho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ele, que é procurador-chefe da República em Goiás, é considerado uma das principais vozes conservadoras dentro do Ministério Público Federal (MPF). 

A razão apontada para a abertura da ação é que o procurador teria propagado "discurso de ódio" e "xenofobia" contra a China, ao classificar a Covid-19 de "vírus chinês" e realizar outras manifestações semelhantes a respeito do assunto.

Ao proferir seu voto, o conselheiro Luciano Nunes Maia Freire afirmou que Ailton Benedito tem atuado em "violação aos deveres funcionais" e ao "decoro pessoal" por meio de suas manifestações públicas. 

O conselheiro disse que Benedito manifestou-se de forma continuada, utilizando expressões ofensivas em relação a chefes de Estado, ao diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a colegas membros do Ministério Público (MP) brasileiro, propagando informações inverídicas. 

Luciano Maia acompanhou os votos dos conselheiros Sebastião Caixeta e Sandra Krieger, que abriram a divergência em favor da instauração do processo contra Ailton Benedito. O processado é aliado do procurador-geral da República, Augusto Aras, que se declarou suspeito e não votou no julgamento. 

Com a instauração do processo administrativo disciplinar, Benedito deve ser chamado para prestar esclarecimentos. O caso é punível com penas de advertência ou censura.


Conselho Nacional do Ministério Público Ministério Público Federal Goiás Ailton Benedito Covid-19 Xenofobia
P U B L I C I D A D E