P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 19/06/24
Matérias
Divulgação/UFG

Laboratórios de análises clínicas, hospitais, clínicas e demais instituições que compõem o sistema de atenção à saúde, públicas ou privadas poderão aderir a essa tecnologia sem nenhum custo

Barato e mais rápido: teste da UFG para Covid-19 será disponibilizado para empresas públicas e privadas

23/03/2021, às 01:00 · Por Izabella Vilella

Bom, barato e mais rápido. Lembra do teste molecular que a Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveu para detectar a Covid-19? Hoje completa um mês que a o Hospital das Clínicas (HC), vinculado à instituição, está disponibilizando aos pacientes atendidos na unidade o teste RT-LAMP. A novidade é que, a partir de agora, ele também poderá ser utilizado por empresas públicas e privadas, já que a UFG vai disponibilizar a técnica de forma gratuita.

O teste RT-LAMP foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores da UFG, ainda no primeiro semestre de 2020. Esse diagnóstico molecular detecta o RNA do coronavírus (Sars-CoV-2) desde os primeiros sintomas. O seu grande diferencial é que o exame fica pronto em cerca de uma hora, o que pode ser decisivo no isolamento e no tratamento do paciente.  

Terminou nessa segunda-feira, 22, o prazo para que laboratórios de análises clínicas, hospitais, clínicas e demais instituições que compõem o sistema de atenção à saúde, públicas ou privadas, mandassem a documentação para participar do processo seletivo de “Oferta Tecnológica do Teste Covid-19”. Sendo assim, já nos próximos dias, a UFG vai transferir, sem nenhum custo, o licenciamento dessa tecnologia RT-LAMP.

A coordenadora da pesquisa, professora doutora do Instituto de Química da UFG (IQ), Gabriela Rodrigues Duarte, disse que a o grupo de pesquisadores trabalhou muito para ajudar a população e que esse momento chegou. “Exatamente na pior fase da pandemia”, frisou. 

A iniciativa faz parte do Termo de Cooperação Técnica UFG nº 2/2020 firmado entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 18ª Região, e a UFG, com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 


UFG Covid-19 Coronavírus RT-LAMP HC MPT
P U B L I C I D A D E