P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/03/24
Matérias
Divulgação

Das 129,1 mil doses que chegaram neste sábado, 13,5 mil são da AstraZeneca/Oxford e o restante da Coronavac

Com nova remessa, Goiás ultrapassará meio milhão de vacinados

22/03/2021, às 16:14 · Por Redação

Com nova remessa de vacinas contra a Covid-19 que chegou neste sábado, Goiás vai ter doses suficientes para atender 7,9% da população, o que representa mais de meio milhão de goianos.

Desde que a vacinação começou no Estado, no dia 18 de janeiro, esta é a oitava e maior entrega de imunizantes para serem aplicadas como primeira dose na população: 129,1 mil, o que representa 29,8% do total de doses entregues até agora para primeira aplicação.

 Em coletiva à imprensa, o governador Ronaldo Caiado (DEM) explicou que houve uma mudança na estratégia da distribuição das doses aos municípios porque agora, com a garantia do Ministério Público, de que haverá dois repasses semanais de vacinas para os Estados a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) não vai mais precisar segurar metade da encomenda para garantir a aplicação da segunda dose. 

Essa reserva técnica ocorria no caso da Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, porque a segunda dose deste imunizante precisa ser aplicada em até 28 dias e até então não havia garantia por parte do governo federal de uma regularidade nas remessas. A distribuição segue o Plano Nacional de Imunização, que centraliza a responsabilidade no ministério.

Das 129,1 mil doses que chegaram neste sábado, 13,5 mil são da AstraZeneca/Oxford e o restante da Coronavac. Até o momento são as únicas que têm sido distribuídas dentro do Brasil. Como não há uma uniformidade na distribuição das vacinas para as cidades, cada prefeitura segue em uma faixa etária distinta dentro do grupo de prioridade para o qual os imunizantes estão sendo reservados até o momento. 



Coronavírus Vacinação PNI
P U B L I C I D A D E