Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

A finalização do acordo só deve ocorrer após o uso emergencial da Sputnik V no Brasil ser autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Prefeitura de Rio Verde quer comprar vacina russa

18/03/2021, às 10:00 · Por Da Redação

Cidades goianas estão avançando em tratativas pela compra de vacinas contra a Covid-19 mesmo sem conhecer a real possibilidade de receber as doses. As negociações ocorrem com a distribuidora búlgara TMT Globalpharma, que não tem ligação direta com laboratórios. 

A Prefeitura de Rio Verde homologou termo de interesse para a compra de 200 mil doses da Sputnik V, vacina de responsabilidade do Instituto Gamaleya, da Rússia. No entanto, a negociação ocorre com a TMT Globalpharma, que não tem ligação direta com laboratórios. 

O secretário municipal de Saúde, Djan Barbosa, informou que após assinatura do contrato as vacinas devem ser entregues em até  20 dias, ao custo de US$ 9,75 com investimento total de R$10 milhões do tesouro municipal. Os valores só serão pagos após a entrega dos imunizantes.  

A finalização do acordo só deve ocorrer após o uso emergencial da Sputnik V no Brasil ser autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - situação ainda em análise. 

Rio Verde segue ainda em diálogo com outras empresas como a  Pfizer, mas sinaliza que conta com ajuda do Programa Nacional de Imunizações (PNI). “Diante da possibilidade de comprar a vacina, queremos dar um passo à frente. Seguiremos todas as regras do PNI quanto à escala de prioridades”, comenta. 

As vacinas seriam usadas para imunização de grupos de risco, com a possibilidade de avançar para população de 50 a 40 anos (cada pessoa precisa de duas doses). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rio Verde tem cerca de 241 mil habitantes.


Prefeitura de Rio Verde Covid-19 Sputnik V
P U B L I C I D A D E