Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação/Prefeitura de Goiânia

Goiânia é uma das capitais que mais aplicam vacinas no País. A cidade também se destaca quanto à sua capacidade técnica para armazenar e conservar os imunizantes

Goiânia já aplicou mais de 141 mil doses de vacinas contra a Covid

18/03/2021, às 03:00 · Por Izabella Vilella

Goiânia chega ao segundo mês da campanha de vacinação com 141.938 motivos para sorrir: esse é o número de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas em profissionais de saúde e idosos. Os dados são do balanço divulgado pela Prefeitura da Capital nesta quarta-feira, 17. Os números incluem tanto a primeira aplicação quanto o reforço do imunizante.  

A capital de Goiás está entre as que mais aplicam vacinas no Brasil. O município também se destaca quanto a capacidade técnica de armazenamento e conservação das vacinas. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, a Pasta conta com uma estrutura capaz de receber e distribuir com segurança os imunizantes. 

"Poucas capitais brasileiras possuem uma estrutura semelhante à que temos em Goiânia e isso nos dá uma grande tranquilidade para recebermos as vacinas contra covid-19 sem risco de perda", afirmou o secretário.

O Plano Estratégico de Vacinação para Goiânia foi apresentado em janeiro. Seguindo ações norteadas pela Campanha Nacional de Vacinação, a aplicação dos imunizantes foi iniciada pelos trabalhadores da saúde e idosos residentes em instituições de longa permanência.  

Balanço

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação teve início com 30.160 doses da Coronavac. Ainda em janeiro, uma remessa com 22 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca chegou e foi destinada aos trabalhadores que atuam na linha de frente. Até agora, 52.796 pessoas dos dois grupos citados acima receberam a primeira dose, enquanto 29.359 já tiveram o reforço da segunda.

No dia 8 de fevereiro, Goiânia recebeu nova remessa com 46.160 doses da Coronavac. Delas, 30.160 foram direcionadas à aplicação da segunda dose nos grupos contemplados em janeiro. Outras 16 mil imunizaram idosos acamados acima de 60 anos, além de pessoas com idade a partir de 85 anos. 

À medida em que novos carregamentos chegaram, foi possível ampliar os grupos atendidos. Conforme balanço mais recente, 100.949 goianienses receberam a primeira dose, entre trabalhadores da saúde, idosos institucionalizados, idosos acamados com mais de 60 anos e pessoas com 75 anos ou mais. O reforço da segunda dose foi aplicado em 40.989 pessoas, entre profissionais de saúde e idosos de três grupos (institucionalizados, acamados e a partir de 85 anos).  

Nesta quarta-feira, 17, e quinta-feira, 18, a Prefeitura aplica a segunda dose da vacina Coronavac em idosos com mais de 84 anos. A expectativa é de que 2,5 mil pessoas procurem os postos de vacinação.


Prefeitura de Goiânia Secretaria Municipal de Saúde Vacinação Covid-19 Idosos Profissionais de Saúde
P U B L I C I D A D E