P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Jackson Rodrigues/Secom

De várias regiões da capital, o sequenciamento genético das 30 amostras foi feito no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás

Variante de Manaus, mais letal e contagiosa, está presente em 93% das amostras de Goiânia

17/03/2021, às 21:04 · Por Eduardo Horacio

Em levantamento sobre variantes de Covid-19, a Prefeitura de Goiânia, por meio do secretário de saúde de Goiânia, Durval Pedroso, confirmou nesta quarta-feira, 17, que 28 de 30 amostras de pacientes com Covid-19 na capital são da cepa de Manaus, o que dá 93%. Chamada de P.1, a variante é mais contagiosa e provavelmente mais letal, o que causa mais internações e mortes. "Apesar de ser uma amostragem pequena, esse dado de positividade, do ponto de vista epidemiológico, traduz em prevalência maior. Na hora que transformo essa amostragem de 30 para o cenário da capital e tenho 93% do achado, fica praticamente definida que seja essa cepa a predominante em Goiânia", declarou Durval. 

De várias regiões da capital, o sequenciamento genético das 30 amostras foi feito no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG). “A gravidade da doença que castigou a cidade de Manaus encontra-se em Goiânia”, anunciou. Durval ainda fez um chamada para “consciência” e “dever cívico” dos cidadãos. O secretário comentou também que nas últimas 96 horas o índice de ocupação de leitos subiu de 70% para 96%. “Hoje Goiânia conta com 300 leitos de UTI e todos estão 100% ocupados, o cenário mostra pessoas mais jovens em estado grave, isso é o reflexo dessa cepa mais agressiva”, afirmou. 

Durval ainda alerta que a taxa de letalidade dentro das UTIs é muito grande, de até 60%. "Dessas 300 pessoas internadas, a grande chance de 150 virem a falecer é muito grande". No dia 15 de março a mesma variante foi encontrada nesta semana em um morador de Catalão, no sudeste do estado. Já são quatro cidades goianas onde a variante foi registrada e está em estágio de transmissão comunitária. Na segunda quinzena de fevereiro, essa variante já era achada em Goiás, mas apenas nas amostras dos pacientes que vieram de Manaus para serem tratados em hospitais goianos. Goiás foi o Estado que mais recebeu pacientes de Manaus em 2021, diante do colapso verificado em janeiro na capital do Amazonas. 

Multas
Para evitar o avanço da doença, desde o início de março a prefeitura determinou o fechamento do comercio não essencial e já foram realizadas mais de 10 mil autuações de vigilância por parte da fiscalização, segundo o secretário. Atualmente, o Estado de Goiás registra a maior média móvel do país nestes últimos quatro dias, ou seja, teve mais mortes do que o restante das unidades da federação. Nesta quarta-feira, 17, a média goiana era de alta de 210%, enquanto Sergipe, que ocupa a segunda posição, está com 122%. 


Covid-19 Variante Cepa Manaus Prefeitura de Goiânia
P U B L I C I D A D E