P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Wildes Barbosa/Divulgação

Servidores cobram medidas que tragam mais segurança para o desempenho das atividades profissionais, durante a pandemia

Segurança Pública de Goiás registrou 35 vidas perdidas para a Covid-19

14/03/2021, às 12:00 · Por Izabella Vilella

Trinta e cinco servidores das forças de Segurança Pública de Goiás perderam a vida para a Covid-19 desde o início da pandemia. As mortes são de pessoas que estavam na ativa, trabalhando na linha de frente no combate à criminalidade e de aposentados que já estavam na reserva remunerada. 

Na sexta-feira, 12, o Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sinpol-GO) suspendeu as atividades nas delegacias, pelo período de uma hora, como forma de homenagear os nove colegas mortos pela doença. Na ocasião, eles falaram sobre as dificuldades que têm encontrado no dia-a-dia da profissão durante a pandemia. 

Por meio do seu presidente, Paulo Sérgio Alves, o Sinpol manifestou o anseio de que todas as delegacias realizem rodízio dos profissionais e que ocorrências como furto pudessem ser realizadas apenas de forma online. O apelo foi feito à Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO). 

O delegado-geral da Polícia Civil, Alexandre Lourenço, disse que todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários têm sido fornecidos para os servidores da corporação e que todos os casos confirmados têm sido acompanhados de perto. 

“Sabemos que somos um serviço que não pode parar, mas também estamos fazendo de tudo para proteger nosso efetivo", disse o delegado-geral. Até o momento, 619 servidores da corporação testaram positivo para a Covi-19.

Outras corporações
Por sua vez, a Polícia Militar (PM-GO) já perdeu 21 servidores para a doença. Já no Corpo de Bombeiros (CBM-GO), foram diagnosticados 1.439 casos e dois óbitos. 

Na Superintendência da Polícia Técnico Científica (SPTC-GO) também foram registradas duas mortes. A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) contabilizou 684 casos de Covid-19 e um óbito. 

Nos últimos dias, tanto o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), como o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, defenderam que servidores que atuam nos presídios sejam vacinados antes da população carcerária. 


PC Sinpol PM CBM SPTC DGAP SSP Covid-19 Mortes
P U B L I C I D A D E