P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Divulgação/SES-GO

O mapa epidemiológico apresentou piora em 15 regiões, incluindo as de Goiânia (Central) e de Aparecida (Centro Sul)

Mapa de risco: Goiás volta a ter 17 regiões em situação de calamidade

13/03/2021, às 07:00 · Por Izabella Vilella

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) divulgou, nesta sexta-feira, 12, um novo mapa de calor que aponta em quais regiões a incidência da Covid-19 está mais elevada em Goiás. O mapa apresenta indicadores piores que o da semana anterior. O número de regiões em vermelho (pior nível; representa situação de calamidade), subiu de 16 para 17, das 18 existentes. 

Apenas a região Nordeste II, onde está localizada Alvorada do Norte, Posse São Domingos e mais oito municípios, está em laranja (situação crítica). A região Central, onde está situada a Capital, Guapó, Trindade e mais 23 cidades, piorou em cinco dos seis indicadores que compõem a fórmula do mapa de calor. 

A plataforma da Secretaria de Saúde que disponibiliza esses dados para toda a sociedade, também mostrou que, em 14 dias, (entre a segunda e a atual edição), o mapa apresentou piora em 15 regiões, incluindo as de Goiânia (Central) e de Aparecida (Centro Sul).

Apenas a região Estrada de Ferro (onde estão Caldas Novas, Catalão, entre outros municípios) teve uma leve melhora no índice de risco, mas ainda se mantendo em situação de calamidade. Nordeste I (localização de Campos Belos, Cavalcante, entre outras cidades) e Sul (onde estão Itumbiara, Goiatuba, entre outros municípios) se mantiveram iguais.

Mapa epidemiológico

Para a formatação do mapa e definição da gravidade de cada região, a SES levou em consideração seis indicadores, divididos da seguinte maneira: velocidade de contágio no tempo (Rt); incidência de casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag) e variação de mortalidade por Covid-19, para avaliar a aceleração do contágio; e as taxas de crescimento de solicitações de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI); de ocupação de leitos de UTI; e de ocupação de leitos de enfermaria, públicos e privados, dedicados para pacientes com Covid-19, para avaliar a sobrecarga do sistema de saúde.   

A situação de cada região é definida pelas seguintes cores:

Situação de alerta 

Situação crítica

Situação de calamidade 



Secretaria de Estado da Saúde Mapa de Calor Mapa Epidemiológico Covid-19 Calamidade Crítica Alerta
P U B L I C I D A D E