Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

A medida vem diante da blindagem ao governo, executada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG)

Kajuru e Cidadania pedem STF para instalar CPI da Pandemia no Senado

12/03/2021, às 11:11 · Por Eduardo Horácio

Senadores do partido Cidadania, o líder da bancada, Alessandro Vieira (SE), Jorge Kajuru (GO) e Eliziane Gama (MA), entraram com mandado de segurança pedindo liminar ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorizando a instalação da chamada CPI da Pandemia.

No texto da ação levada ao STF aponta: “ao assumir a postura objurgada, patentemente inconstitucional, o Excelentíssimo senhor presidente do Senado está a impedir que o Parlamento desempenhe um de seus mais relevantes misteres, que é o de investigar e fiscalizar a atuação do Poder Executivo”.

A medida vem de acordo com eles, diante da blindagem ao governo, executada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG) e a proposta para Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pretende apurar as ações e omissões do governo do presidente Jair Bolsonaro e da gestão do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. 

O ministro Luís Roberto Barroso foi sorteado o relator. O pedido para abertura da comissão já conta com 32 assinaturas, cinco além do mínimo regimental com 27 senadores.

O pedido foi protocolado no início de fevereiro pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Rodrigo Pacheco se comprometeu a instalar uma outra comissão de acompanhamento das ações contra a Covid-19 e, depois de 10 dias, fazer a leitura do requerimento de abertura da CPI – o que não ocorreu.


Kajuru CPI da Pandemia
P U B L I C I D A D E