Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução/TV Anhanguera

Motorista que fez transporte pede a moradores que fiquem em casa, pois não há leitos de UTI

Escalada de Covid-19 em Palmeiras de Goiás cria corrida de 400 km por oxigênio

06/03/2021, às 10:54 · Por Eduardo Horácio

A escalada de Covid-19 em Palmeiras de Goiás, região central do Estado, faz a situação ficar cada vez mais parecida com Manaus – AM. Três ambulâncias da prefeitura precisaram, nesta sexta-feira, 5, percorrer quase 400 km para buscar cilindros de oxigênio medicinal em Rio Verde. 

“Nós da saúde estamos nos esforçando para salvar vidas. Nós motoristas, médicos, prefeito, secretário. Está todo mundo empenhado. Fiquem em casa, essa doença não é brincadeira. Nós já tivemos que vir buscar três ambulâncias cheias de oxigênio para dar conta do povo que está lá necessitando”, afirma o motorista em vídeo que circula nas redes sociais. 

De acordo com o superintendente em Saúde do município, Rogério Gomes, a prefeitura teve de buscar os cilindros porque a empresa que os fornece, com sede em Rio Verde, só leva o oxigênio uma vez por semana a Palmeiras de Goiás. Em decorrência do aumento no número de pacientes internados, o estoque que tinha no hospital da cidade não seria suficiente para esperar até a próxima reposição.

“Nós temos um hospital dedicado somente a pacientes com Covid-19, e ele está lotado. Não tem vaga disponível no momento. A demanda por oxigênio aumentou muito. Então, é assim que temos feito. Quando não dá para empresa trazer, nós temos que ir buscar”, disse o superintendente.

A cidade de Palmeiras de Goiás está entre os municípios goianos que não têm leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com o superintendente, o Pronto Socorro Marconi Perillo, dedicado ao tratamento de pacientes com Covid-19, possui, atualmente, apenas sete leitos de enfermaria.

O profissional explica que, quando um paciente evolui para o quadro mais grave da doença, é preciso transferi-lo para outras cidades do estado. A regional Oeste II possui 19 leitos especiais localizados em São Luís de Montes Belos, que atende a região. 



Palmeiras de Goiás Coronavírus
P U B L I C I D A D E