Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação/Prefeitura de Goiânia

Rogério Cruz foi o primeiro prefeito a visitar a fábrica da União Química e iniciar as conversações que poderão resultar em aquisições de imunizantes para os cidadãos goianienses

Prefeitura de Goiânia inicia negociações para compra de 600 mil doses da vacina Sputinik V

04/03/2021, às 23:30 · Por Izabella Vilella

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), visitou, nesta quinta-feira, 4, a fábrica da Sputinik V, no Brasil. A produção da vacina russa contra a Covid-19 é realizada no laboratório da União Química, em Brasília. Segundo o chefe do Executivo goianiense, o encontro serviu para iniciar as negociações de uma possível compra inicial de 600 mil doses do imunizante. O objetivo é que essas vacinas sejam aplicadas em pessoas com 60 anos ou mais. 

Rogério Cruz lembra que a produção da União Química está ocorrendo no País em fase piloto, e que a fabricação do imunizante em larga escala depende de autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na próxima semana, a empresa vai concluir a produção de 4,5 mil doses, as quais serão enviadas à Rússia para que sejam certificadas quanto à sua qualidade e eficácia.  

“A partir dessa validação, a empresa brasileira começará a produzir as vacinas em larga escala e aí abre-se a possibilidade para a nossa aquisição. Aí sim vamos poder ampliar a vacinação do grupo de risco da nossa Capital”, explicou o prefeito. 

De acordo com o diretor de Negócios Internacionais da empresa, Rogério Rosso, a União Química está transferindo tecnologia para a fábrica da companhia, o que permitirá a produção das vacinas integralmente em território brasileiro. “É uma iniciativa inédita no País”, frisou.  Segundo ele, a empresa atua na terceira fase para a produção de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) no Brasil e, após a autorização da Anvisa, poderá produzir 150 milhões de doses até dezembro desse ano.

Rogério Cruz foi o primeiro prefeito a visitar a fábrica da União Química e iniciar as conversações que poderão resultar em aquisições de imunizantes para os cidadãos goianienses. Nessa perspectiva, Rogério Rosso fez questão de ressaltar que existe o Plano Nacional de Vacinação (PNV) e a necessidade de todo povo brasileiro ser vacinado de maneira igual, mas que “a participação das prefeituras é fundamental”.



Prefeitura de Goiânia Vacinação Covid-19 Idosos Rogério Cruz Sputinik V
P U B L I C I D A D E